Região Sul cobra mais espaço nas ações de divulgação turística promovidas pelo Governo Federal

19 Abril 2017 11:01:00

Representantes dos três estado do Sul estiveram reunidos, nesta terça-feira (18) com o ministro do Turismo, Marx Beltrão

Foto: Divulgação

Para reivindicar mais atenção para ações de divulgação dos atrativos turísticos da região Sul, representantes dos três estados do Sul do Brasil estiveram reunidos com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. O encontro foi realizado nesta terça-feira (18), em Brasília.

"Queremos que o Governo Federal passe a olhar o Sul do país como uma região importante para o turismo. Nós entendemos que o que vem sendo feito pelo Sul ainda é muito pouco e nos sentimos deixados de lado em relação à divulgação que é feita para o Nordeste, por exemplo. Queremos ter condições de competir com as outras regiões do país. Somos três estados com grande potencial e com atrativos para as quatro estações do ano", afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan. Tanto o secretário catarinense quanto as lideranças da bancada consideraram que esta foi a maior articulação do Sul do Brasil em prol da promoção turística da região. 

A reunião foi proposta por Pavan, que apresentou, em nome de todos os parlamentares, o documento: "O Sul é o meu destino" - plano com estratégias definidas para alavancar os principais destinos da região. "Juntos, queremos mostrar o potencial do Sul e competir com as demais regiões do Brasil, principalmente na participação de mídia e divulgação do governo", enfatizou o secretário. 

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, realçou os esforços do governo para potencializar a promoção dos três estados, principalmente na América Latina. "Nós vamos ter uma campanha reforçada para além das que já temos na América do Sul, inserindo produtos turísticos dos estados do Sul do Brasil nesse mercado. Vamos comercializar o nosso turismo de uma forma muito mais agressiva e presente em função dos compromissos assumidos entre o Ministério, Embratur e parlamentares nesta tarde", comentou. 

Beltrão fez um apelo aos líderes para que municípios e estados também promovam os destinos e invistam em turismo nas regiões. Além disso, ele esclareceu que o Ministério do Meio Ambiente já iniciou a divulgação de todos os Parques Naturais brasileiros e que o Ministério do Turismo já providenciou, junto à mídia, propagandas do país, inclusive do Sul. "O interesse comum é que os brasileiros viagem mais pelo Brasil e que os estrangeiros conheçam mais ainda a diversidade brasileira", comentou. O ministro e a equipe técnica do Turismo vão analisar o documento entregue pelos líderes parlamentares e vão discutir, junto com os representantes, o melhor caminho de divulgação das peculiaridades de cada Estado. 

O senador Dalirio Beber também esteve presente no encontro e destacou: "Foi uma reunião histórica e extremamente produtiva, a fim de potencializar a execução de mídias voltadas para o mercado interno, a exemplo do que vem ocorrendo com as regiões Norte e Nordeste. Nossa região para o turismo brasileiro tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais, praias, festas, gastronomia, cidades históricas e suas colônias europeias, onde predomina o clima temperado, com as estações bem definidas, bem como pelo inverno rigoroso, que atraem turistas nacionais e estrangeiros". 

Também participaram do evento o secretário de Turismo e Esporte do Paraná, Douglas Fabrício, e o secretário adjunto de Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul, André Kryszczun; os coordenadores dos Fóruns Parlamentares de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing e do Paraná, Toninho Wandscheer; bem como diversos deputados e senadores dos três estados. 

Os trabalhos de parceria já iniciaram junto à equipe técnica do Ministério do Turismo. Uma comissão formada por representantes dos três estados do Sul, Embratur e Ministério do Turismo vai elaborar uma campanha específica para o Sul em âmbito nacional e internacional. Além disso, o grupo irá identificar potenciais mercados geradores de fluxo turístico nos países do Mercosul e outros estados brasileiros.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br