Mestrando da Udesc desenvolve aplicativo para ampliar acessibilidade

20 Março 2017 13:41:00

Está em fase de testes um aplicativo, desenvolvido como parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que visa oferecer soluções para a falta de acessibilidade e de informações sobre acessibilidade em espaços públicos e privados, além de conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida, como gestantes, idosos, obesos e outros com dificuldade de locomoção temporária ou permanente.

Batizada de "Eu Chego Lá!", a ferramenta é objeto de trabalho do economista Carlos Augusto Alperstedt, mestrando no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). 

O estudo é realizado sob orientação do professor Carlos Roberto De Rolt e integra o Projeto ParticipACT! Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão participativa da cidade inteligente, ligado ao Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES).  

Disponível para baixar 

Moradores de Florianópolis, São José e Palhoça podem contribuir, avaliando e opinando sobre o aplicativo, disponível (por enquanto apenas no sistema Android) para baixar e testar

O "Eu Chego Lá!" surgiu de uma iniciativa familiar idealizada em 2015. O projeto foi desenvolvido no laboratório de inovação social do Social Good Brasil Lab (SGB Lab), que promove o uso de tecnologias e novas mídias para contribuir com a solução de problemas sociais, e, em 2016, foi aperfeiçoado e ganhou profundidade na pós-graduação da Udesc Esag. 

Proposta colaborativa 

A ferramenta parte de uma proposta colaborativa: os usuários informam no aplicativo ou site as condições de acessibilidade de um determinado local ou eventuais barreiras, construindo um banco de dados que auxilia as pessoas a pesquisarem e melhor escolher as rotas e espaços adequados à acessibilidade. 

Segundo o mestrando, a ferramenta também pode ser muito útil para auxiliar gestores nos processos decisórios e para empresários interessados em implementar melhorias ou buscar o reconhecimento quanto à acessibilidade em seus estabelecimentos.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br