Movimento Santa Catarina pela Educação debate ensino médio integral, nesta quinta (20)

19 Abril 2017 17:20:00

A reforma do Ensino Médio, em andamento no Brasil, será tema de debate na reunião do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação, nesta quinta-feira, 20, no SESC Cacupé, em Florianópolis.

Em Santa Catarina, o novo ensino médio integral está sendo realizado em projeto piloto em duas unidades do Senai e quatro escolas estaduais da rede Cedup. Nessas experiências, o estudante faz dois cursos (médio e técnico) em um único programa de ensino (3.200 horas, três anos de duração). Outras 15 escolas estaduais adotam o modelo de ensino em tempo integral.

Atualmente, apenas 56% dos brasileiros com 19 anos concluem o ensino médio e, desses, somente 7,3% aprendem matemática no nível adequado para esta etapa de ensino. Em SC, os índices são, respectivamente, de 62% e 9,3%. Além disso, entre os estudantes de ensino médio no país, apenas 11% fazem um curso técnico (que pode ser uma porta para o mercado de trabalho). Na Alemanha, o índice é de 56% e na Finlândia, de 58%.

O evento contará com a presença do diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi (que também é diretor geral do SENAI e do SESI no País), além de integrantes do Conselho de Governança, entre eles os presidentes da Fiesc, Glauco José Côrte, e da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Durante a reunião do Conselho de Governança será assinado protocolo de intenções entre a Fiesc, Senai, Secretaria de Estado da Educação (SED) e Instituto ITAU BBA. O objetivo é o apoio à implementação de novos modelos e projetos de educação.

Outro termo a ser assinado no evento é a adesão da Fecomércio (incluindo Sesc e Senac) ao Novos Caminhos, programa de apoio e qualificação profissional a jovens sob a tutela do Estado. Iniciativa da Fiesc, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o programa já obteve a adesão da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB-SC) e Ministério Público de Santa Catarina, além, agora, da Fecomércio.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br