O reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado, apresentou terça à noite, dia 31, o balanço das ações de 2011 e as principais metas da universidade para este ano. Cerca de 100 servidores estiveram presentes no auditório do bloco J. Além de Natel, o encontro reuniu a vice-reitora Griseldes Boos e os pró-reitores Antônio Chivanga (Ensino e Graduação), Marcos Rivail (Extensão) e Udo Schroeder (Administração).
Natel destacou, entre outras medidas realizadas no último ano, a abertura de concursos públicos para professores (foram 80 vagas até agora), a busca de recursos para viabilizar, principalmente, o complexo da saúde no campus 5 (no bairro Fortaleza) e a conclusão da primeira etapa do hospital universitário (veja as principais ações no quadro ao lado). “Em síntese, no ano de 2011 as ações foram voltadas, em grande medida e esforço, para regularização de pendências financeiras, trabalhistas e acadêmicas”, destacou o reitor.
Em seu discurso, ainda pregou a gestão equilibrada das unidades, citando o empenho no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que em 30 meses terá mais 18 mestres – 12 iniciarão doutorado em 2013. “Ao longo prazo, buscaremos um programa próprio stricto-sensu”, garantiu, estendendo este objetivo ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). “Para isto é preciso que este centro nos apresente sua proposta e condições que necessitam para que isto se concretize”, afirmou. Das sete unidades, apenas estas duas não tem programas strictu-sensu.
Em relação aos professores, informou que 12 estão em fase de conclusão de doutoramento e outros sairão, ainda este ano, para doutorado e pós-doutorado.
MAIS DOUTORADOS E ENSINO GRATUITO
Natel anunciou que a universidade espera contar, em breve, com mais dois doutorados: Desenvolvimento Regional e Engenharia Ambiental. “Avançaremos na condição de melhores condições de trabalho para os docentes, com a ampliação do número daqueles em tempo integral”, disse o reitor.
A parceria entre UFSC e Furb, que vai trazer ensino superior gratuito para a região do Vale, também mereceu destaque. Natel informou que, em dezembro, a UFSC protocolou um documento no Ministério da Educação com sua proposta acadêmica de ter um campus da Federal em Blumenau, em parceria com a Furb. Ele foi enfático ao esclarecer que se trata de uma proposta preliminar – a expectativa maior é que toda a estrutura da Furb seja federalizada. Caberá aos grupos instituídos em dezembro fazer os estudos de viabilidade da parceria.
Para Natel, a proposta da UFSC é um avanço, “mas não agrada 100% e deve ser reformulada”. Ele destacou que as decisões sobre a parceria serão influenciadas muito mais pelo componente político, cabendo à Furb estabelecer suas estratégias de ação como sendo uma causa de Santa Catarina, apoiada pela bancada catarinense em Brasília. “Para a reitoria é prioridade avançar nesta proposta apresentada pela UFSC”, garantiu Natel, preocupado com os cursos não contemplados, com a cessão dos servidores e com a transferência dos alunos.
Para o coordenador do comitê Furb Federal, professor Clóvis Reis, o foco deve continuar sendo da federalização total, em três anos. “Não podemos federalizar meia Furb”, afirmou.
Principais ações de 2011
• Abertura de concursos públicos para docentes (80 vagas até o momento);
• Internalização dos programas de lato-sensu (fim dos convênios nas especializações);
• Descentralização do detalhamento e gerenciamento do orçamento em nível de unidades e sub-unidades;
• Criação da Ouvidoria e da Divisão de Cultura;
• Gestão do espaço físico através de conselhos de usuários;
• Conclusão da primeira etapa do hospital universitário e saída do cadastro dos inadimplentes do governo federal (Cadin);
• Busca de recursos no governo de Estado e município para viabilizar, em especial, o complexo da saúde do campus V;
• Vários grupos de trabalho em atividade: política institucional de humanização e inclusão, política das licenciaturas, escritório de projetos, política de inovação, política de estagio;
• Busca pelo retorno dos contratos temporários pela CLT.
Metas para 2012
• Ensino superior gratuito – projeto UFSC-Furb;
• Revisão e regulamentação das leis;
• Revisão do plano de desenvolvimento institucional;
• Conclusão das obras inacabadas (bloco S, Casa Salinger, Ambulatório Universitário, Biotério, Hospital Veterinário);
• Consolidação do planejamento do espaço físico dos diversos campi da Furb;
• Concursos públicos para quadros docente e técnico-administrativo (em 2011 foram abertas 80 vagas para docentes);
• Formulação de proposta de distribuição de atividades do pessoal docente e do quadro (enquadramento em tempo integral (ampliação)/dedicação exclusiva);
• Consolidação da Furb como prestadora de serviços e fortalecimento da relação com a comunidade;
• Reestruturação e fortalecimento da comunicação social.