CREA Santa Catarina comemora 59 anos de história

17 Março 2017 17:41:00

'Continuaremos trabalhando para uma gestão ética e transparente, priorizando a valorização e fiscalização do exercício profissional', disse o presidente Kita Xavier

Nesta sexta-feira, dia 17, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) completa 59 anos. Fundado em março de 1958, o CREA-SC apresenta uma trajetória de conquistas para a área tecnológica e a sociedade catarinense.  

"Parabéns e muito obrigado a todos. Continuaremos trabalhando para uma gestão ética e transparente, priorizando a valorização e fiscalização do exercício profissional, a segurança e a qualidade de vida da população", destaca o presidente do Conselho, Carlos Alberto Kita Xavier.

Na primeira gestão, foi implantado o Programa ISO 9001 e o Projeto de Sustentabilidade. Foram potencializados os investimentos no Programa CREAjr visando à formação de novas lideranças e a aproximação com as instituições de ensino. Iniciou-se a informatização dos processos nas câmaras foi implantada a votação eletrônica no plenário. Foi defendida a criação de uma legislação específica para a manutenção predial contribuindo no aperfeiçoamento das Normas de Segurança Contra Incêndio no estado. Criado o GT Empresarial, visando estreitar as relações com as empresas da área tecnológica. Lançadas publicações de conscientização dos profissionais e sociedade como a Cartilha de Acessibilidade e o Manual do Síndico.

A fiscalização de obras públicas, a ocupação de cargos técnicos por profissionais habilitados e o cumprimento do salário mínimo profissional foram outras ações importantes que continuam a ser praticadas neste mandato. Houve melhorias na gestão financeira, mesmo com a redução das taxas de ARTs, foi reduzida a inadimplência e a análise orçamentária e a aplicação dos recursos garantindo superávit.

Nesses últimos três anos vem ocorrendo o fortalecimento das ações de fiscalização e uma participação efetiva junto a prefeituras e órgãos estreitando as ações do Conselho relacionadas à importância da responsabilidade técnica em obras e serviços pertinentes à engenharia. Acordos e inúmeros convênios em parceria com órgãos, entidades e municípios possibilitaram o lançamento de novos projetos, como a Cartilha da Engenharia Pública, o Projeto Legal, Prefeitura no Bairro, assinatura de termos de cooperação técnica, e serviços online como a nova ART, Acervo Técnico Digital, Revista Digital e o Aplicativo Denúncia, da Fiscalização.

"Vamos continuar modernizando os serviços visando o combate ao exercício ilegal da profissão, além de fortalecer as entidades de classe, consolidar o relacionamento com o setor empresarial, aprimorar as práticas de sustentabilidade e manter uma gestão ética, eficaz e transparente. Uma das prioridades será o investimento nas campanhas institucionais de valorização profissional, ações voltadas ao meio ambiente como a diminuição do consumo de recursos naturais, e a atuação do CREA visando participação efetiva dos profissionais nos grandes desafios que necessitam da atuação técnica das engenharias e afins, como a implantação dos planos diretores, da engenharia pública e da acessibilidade em nossas cidades", pontua o presidente Kita.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br