CREA/SC lança o '1° Concurso Engenheiro Cervejeiro'

16 Fevereiro 2017 14:54:00

Poderão se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia de universidades catarinenses

Bianca Backes
Foto: Fernanda Meybom Machado

A produção de cervejas de Santa Catarina vem se destacando no cenário nacional e o Estado já é considerado o terceiro do país neste quesito, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O crescimento do mercado e a afinidade com o produto tem levado estudantes de engenharia e engenheiros a investirem tempo, dinheiro e técnica neste nicho, que se tornou um importante mercado de trabalho para estes profissionais.  

"O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) vem sendo cada vez mais solicitado a indicar palestrantes desta área para falar com estudantes em universidades do Estado inteiro. Na área da Engenharia, a produção de cervejas é uma das muitas possibilidades para profissionais graduados e também tecnólogos", explica a engenheira química Fernanda Meybom Machado, que é a assessora técnica da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA/SC.

Atento a essa tendência, o CREA/SC lançou o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro,voltado a estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses. Para que os alunos possam concorrer, o referidos cursos que eles frequentam precisam ser cadastrados no Conselho. Caso não estejam, há mais informações sobre como se cadastrarem no edital do concurso.

As inscrições acontecem de 27 de março a 17 de abril e as amostras devem ser entregues até dia 19 de maio. Confira aqui o regulamento do concurso e a premiação.

"Mais do que escolher a melhor cerveja produzidas pelos estudantes catarinenses, queremos incentivar a produção e o aprimoramento destes futuros profissionais. Já temos uma vasta produção em Santa Catrina e ainda há um amplo mercado a ser conquistado", explica Fernanda.


A Comissão Avaliadora do concurso levará em consideração não apenas o sabor e as características da cerveja, como também fatores como os processos utilizados na produção, que deverão estar descritos no Relatório Técnico. 

Os concorrentes também deverão enviar amostras, que serão experimentadas pela comissão julgadora no dia 3 de junho. O resultado será divulgado dois dias depois e o evento de premiação será realizado no dia 8 do mesmo mês.

Entre os prêmios que o vencedor receberá estão a fabricação da cerveja vencedora pela cervejaria Armada, de São José, dois vouchers no valor de R$ 3.290 equivalentes ao valor do curso de Aperfeiçoamento em Cervejeiro Artesanal - Home Brewer (podendo ser utilizado para qualquer outro curso da Escola Superior de Cerveja e Malte), insumos e materiais cervejeiros para o curso. O o troféu é um caneco de chope de um litro feito pela Cristal Blumenau.


Saiba mais:

O quê: o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro,

Inscrições: de 27 de março a 17 de abril (as amostras devem ser entregues até dia 19 de maio)

Regulamento e mais informações: Confira aqui o regulamento




SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br