Jornal Metas: Colombo inaugura pavimentação no Macuco, em Gaspar

17 Março 2017 17:07:00

A rua é uma importante ligação do bairro com a rodovia Jorge Lacerda, e vai dar mais segurança aos moradores. Obra teve início em 2014 em uma parceria entre empresas da cidade e governo

Texto Jornal Metas

Após um espera de três anos, os moradores do bairro Macuco puderam comemorar a conclusão da pavimentação da primeira etapa da Rua Leonardo Pedro Schmitt, principal via da região. A rua é uma importante ligação do bairro com a rodovia Jorge Lacerda, e vai dar mais segurança aos moradores e melhorar a mobilidade na região. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador Raimundo Colombo e dos representantes das empresas Ceramfix e Círculo, responsáveis pela obra em um convênio com o governo do estado. O descerramento da placa inaugural aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), no salão da Capela Santo Agostinho.   

O primeiro a se manifestar sobre a obra, Antonio Carlos Schmitt relembrou do dia em que entregou o pedido da pavimentação ao governador. "Lembro que na época o nosso governador estava cumprindo um compromisso em Blumenau quando entregamos em mãos o nosso pedido para a pavimentação. De imediato ele assumiu o compromisso de ajudar no que fosse possível. A partir daí trabalhamos para viabilizar essa obra tão importante", revelou o proprietário da Ceramfix.

Schmitt fez um agradecimento especial ao governador e demais autoridades que colaboraram com, em suas palavras, "graça para a comunidade". Schmitt abordou ainda a importância social e econômica da obra para toda a comunidade do Macuco. "É um orgulho muito grande fazer parte desta conquista, ainda mais sendo filho da terra. A Ceramfix nasceu aqui e para nós é um ganho enorme. A obra irá beneficiar Gaspar e todo o Vale", afirmou.

A obra foi executada com recursos das empresas Círculo e Ceramfix, por meio do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) através de outorga onerosa, quando o governo do Estado faz a transferência do valor de ICMS para financiar os trabalhos. De acordo com os dados repassados, a Círculo S/A foi responsável pelo pagamento de 60% da obra e a Ceramfix arcou com o restante. "O modelo em questão deu um dinamismo muito bom para a obra. Além disso, economizamos cerca de R$700 mil. Mas, a meu ver, o grande benefício recaiu sobre a qualidade excelente desta obra", pontuou Schimitt.

O governador Raimundo Colombo se mostrou muito contente com a entrega da pavimentação. Ainda no inicio de sua fala, Colombo revelou a sua posição favorável a mais parcerias como a iniciativa privada para realização deste tipo de obra. "Convênios como esse são importantes e possibilitam mais agilidade para as obras. Agora vamos buscar meios de concluir a segunda etapa da pavimentação, independente do modelo a ser utilizado para a sua realização". Colombo explicou ainda que, devido à orientação do Tribunal de Contas, esse modelo de parceria está suspenso no estado. "Vamos acatar a orientação, mas acredito que possamos concluir a segunda etapa ainda neste modelo. Assim, fica autorizada a segunda etapa da obra", garantiu o governador sob os aplausos dos presentes.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (PMDB), fez uma longa lista de agradecimentos, parabenizando o empenho dos envolvidos na obra. Citando nominalmente todas as autoridades presentes, o prefeito destacou o envolvimento das empresas. "Essa conquista é da comunidade que lutou muito pela realização dessa obra. É uma felicidade muito grande ter duas empresas comprometidas com a nossa cidade e o nosso povo. Agora vamos lutar pela conclusão da outra metade da obra". Wan-Dall encerrou o seu discurso entregando um novo projeto de mobilidade de Gaspar para o governador, com o intuito de continuar avançando nesse tema.

A obra

Iniciada em 2014, a obra passou por problemas técnicos e burocráticos. A partir do início de 2016 a obra foi executada sem problemas. A empresa responsável foi a Vogelsanger Pavimentação, de Joinville, e contempla a execução de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e interseção com a SC 412.

Além disso, foram executados os serviços de drenagem, contendo três galerias, tubulações, sarjetas. Também fizeram parte da obra, plantação de grama através de hidro-semeadura juntamente com monitoramento ambiental da via.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br