Modificações para novos emplacados de veículos e motos se tornaram obrigatórias
CNM
10/4/2012 14:54:35
A medida também prevê placas maiores para novas motos emplacadas, que deverão ter 17 cm de altura e 20 cm de largura
$alttext

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina: a partir de 1.º de abril, veículos novos emplacados devem ter placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas. A medida também prevê placas maiores para novas motos emplacadas, que deverão ter 17 cm de altura e 20 cm de largura.

A obrigatoriedade – prevista na Resolução 372/2011 – se aplica também para o caso de transferência do Município, perda ou deterioração. No mais, não há necessidade de fazer a troca. No caso das motos, a troca só é obrigatória em caso de mudança de Município. As películas refletivas já eram obrigatórias para as motos desde 2007.

De acordo com esclarecimentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), não é necessário trocar a placa atual quando for realizar vistoria veicular, a não ser, como já foi dito, em caso de troca de Município ou Estado.

As duas mudanças devem facilitar visualização das placas em situações de fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, segundo esclarecimentos do Contran. Principalmente, em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, as placas refletivas possibilitam melhor visualização da distância do veículo em relação ao outro.

Ver comentários
Escrever comentários
Adjori  Brasil
Endereço
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901
Centro - Florianópolis -SC
CEP: 88.015-090

(48) 3298-7979
Logo Rodapé
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina