Presidente da FCC é eleito para representar região Sul em fórum nacional

17 Março 2017 17:09:00

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz, assumirá a vice-presidência da regional Sul do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, que ocorreu nesta quinta-feira (16) em Brasília (DF). O Fórum existe desde 1983 e é um importante espaço de debate, articulação e intercâmbio acerca das políticas culturais no Brasil, suas oportunidades e desafios, com função consultiva e opinativa. O encontro é promovido Secretaria de Cultura do Distrito Federal. 

Eleito pelos dirigentes de Rio Grande do Sul e Paraná para o mandato de um ano, Rodolfo terá, entre outras funções, a incumbência de trabalhar uma maior articulação entre as secretarias de cultura dos três estados, com intercâmbio e parceria para ações na área. Durante o mesmo evento, o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piuba, foi escolhido presidente do Fórum, com votação aberta a todos os dirigentes presentes. 

Audiência 

Durante a tarde desta quinta-feira, os dirigentes participaram, ainda, de audiência com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, quando apresentaram as principais questões debatidas na parte da manhã. Entre os assuntos tratados está a continuidade dos contratos em vigência atualmente, em especial no âmbito dos programas Pontos de Cultura, Viva Cultura, Cidades Históricas e Economia Criativa. 

Além disso, as alterações na aplicação e distribuição de recursos da Lei Rouanet também foram pauta da audiência. Segundo Pinto da Luz, uma nova instrução normativa está em fase de análise e deve descentralizar os recursos destinados aos projetos para além do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. "A ideia é que cada projeto possa captar no máximo R$ 10 milhões e cada empresa possa aplicar até R$ 40 milhões em projetos do eixo Rio-São Paulo", explica. Valores acima deste teto devem ser destinados a proponentes de outras regiões do país. Na ocasião, o ministro se propôs, ainda, a estabelecer um diálogo mais próximo com o Fórum de Dirigentes e participar das próximas reuniões.



SOSDesaparecidos.fw.png

 

 

logo Adjori - para o fundo escuro - transparente - MINI.fw.png

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 | (48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br