Curitibanos,

Cirandarte faz resgate de brinquedos antigos

11 Junho 2017 16:33:00

Da Redação
Foto: Franciele Gasparini

Presente na 4ª edição da Semana Literária de Curitibanos, Gilberto Correa e sua esposa Tereza rodam o país levando diversão e estímulo através de objetos lúdicos voltados a crianças e jovens de todo o país.

Veja mais fotos do evento, aqui.

Pela terceira vez no município, a Cirandarte trouxe para o evento pé de lata, ioiô, bilboquê e brinquedos que resgatam a cultura açoriana e o folclore catarinense num geral, com foco no segmento educativo. "Rodamos o Estado e o país para divulgar o trabalho e comercializar nossos produtos, sobretudo em feiras como a de Curitibanos", destacou.

Segundo Gilberto, a Cirandarte nasceu de um projeto de Tereza, que é pedagoga, e confeccionava brinquedos para crianças de uma escola que o casal havia montado em Florianópolis. Com o encerramento das atividades da escola, nasceu a Cirandarte.

Entre os brinquedos mais procurados pelos visitantes, Gilberto comentou que a torre hanoi é a preferência das crianças, pois desenvolve o raciocínio lógico, motricidade e coordenação.

De acordo com Gilberto, o objetivo é mostrar a importância do papel dos jogos e brinquedos na educação e na vida humana, sendo que através do jogar e brincar a criança adquire competências e ao mesmo tempo desenvolve-se o nível social, cognitivo, afetivo e motor. "Com a tecnologia moderna aspectos importantes para o desenvolvimento global da criança vem se perdendo", informou

Para Gilberto, a industrialização e a urbanização promoveram a diminuição de espaços apropriados para o brincar, e vem desencadeando o esquecimento de brincadeiras tradicionais e consequentemente o desaparecimento do acervo cultural da infância. Por isso esse resgate é tão importante.



Imagens


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.