Curitibanos,

Festa do Butiá acontece neste fim de semana

24 Junho 2017 08:04:00

Tatiana Ramos

Uma das mais tradicionais festas juninas de Curitibanos está de volta. Cancelada no ano passado, a Festa do Butiá será neste fim de semana, na Fazenda do Butiá, com fogueira, show de fogos, comidas típicas e bailes, que prometem transformar a localidade onde moram 14 famílias.

De acordo com Dilmar Rodrigues Fernandes e Luciane Carvalho Bastos Fernandes, um dos casais festeiros, os preparativos para o evento, que reúne cerca de 800 pessoas na comunidade, iniciaram em abril. Eles explicam que um novo espaço para cozinha foi construído, seguindo as normas da Vigilância Sanitária, e as paredes do salão foram ampliadas, oferecendo mais segurança e conforto aos participantes. "A festa cresceu muito e precisamos pensar em melhorias", completa Dilmar.

Luciane ressalta que todo o trabalho é feito em conjunto na comunidade, integrando as famílias e pessoas que saíram do Butiá, mas não perderam suas raízes. Segundo ela, as terceiras gerações de festeiros já estão na ativa e as quartas já começam a dar sua contribuição para a organização do evento. "As crianças também já participam e colaboram. E este é o nosso objetivo: que haja integração e partilha entre todos da comunidade. Talvez esse seja o segredo do sucesso da festa, porque todos sabem que é uma festa para as famílias", conclui Luciane, lembrando que, apesar de ser um momento festivo, a parte religiosa não é esquecida, sempre sendo dedicada ao padroeiro São João Batista.

HISTÓRICO

A história de sucesso da festa junina da pequena comunidade começou a ser escrita, na década de 50, quando os irmãos Felisberto Telles de Almeida e José Fogaça compraram a então Fazenda do Tigre, dando início à comunidade do Butiá. Por serem devotos de São João Batista, os moradores organizaram uma festa, com fogueira, comidas típicas e danças. No final da festa, era erguido um mastro com a imagem do santo e era sorteada a família para a realização da próxima festa.

PROGRAMAÇÃO

Domingo (25)

7 horas - Venda de churrasco de gado, leitão e ovelha

10h30' - Missa em louvou ao padroeiro

12 horas - Almoço com serviço de bar e cozinha

14 horas - Tarde dançante animada pelo conjunto Lida Campeira


Imagens


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.