Interior receberá coletores de lixo

18 Abril 2017 10:22:15

Locais que estão servindo de depósito irregular

Franciele Gasparini
Foto: Franciele Gasparini
PELO MEIO AMBIENTE. Secretário e engenheiros traçam metas para projeto

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Curitibanos está trabalhando em um projeto que promete minimizar o descarte irregular de lixo em estradas vicinais do município.

Nas últimas semanas, a equipe realizou um levantamento de pontos críticos em Curitibanos e identificou mais de dez locais que estão servindo de depósito irregular de resíduos em localidades do interior - grande parte de lixo doméstico, transformando-se em verdadeiros lixões a céu aberto.

Na tentativa de melhorar a situação e buscar o apoio da população para que descarte de maneira correta seu lixo, serão instalados coletores (cestos de metal) em locais onde inexistem ou há algum dispositivo comunitário de coleta de lixo. "Queremos oferecer um meio adequado para que a população possa acondicionar as sacolas e ter seu lixo recolhido pelo menos uma vez por semana", destacou o secretário Luiz Fernandes Popinhak França (Karinha).

Segundo o secretário, a nova proposta vai além do que já era feito pela pasta. Karinha explicou que, além de efetuar a limpeza dos locais, que estão servindo de depósito irregular de lixo, a Secretaria fará o tratamento e regeneração do solo, que já está bastante danificado e poluído, com plantação de grama, e, então, instalará, de maneira gradativa, os coletores comunitários.

Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria Eduardo Righes, em muitos locais onde há lixeiras comunitárias, os recipientes são impróprios para acondicionar o lixo, podendo reter água e dificultando o trabalho dos operadores da coleta de lixo.

A previsão, conforme cronograma da Secretaria, é iniciar a instalação em maio e a coleta fica a cargo da empresa Tucano Obras e Serviços, responsável pela coleta de lixo em Curitibanos. "Pensamos na comodidade dos moradores e dos trabalhadores, além de projetar coletores que também ficam longe dos animais que por ventura possam se alimentar desses resíduos", pontuou Eduardo. Conforme o cronograma inicial, serão instalados coletores nos acessos à Fazenda da Cadeia; Copercampos, Coocam, na SC-451; SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; Lagoinha; Campo da Roça de Baixo; Potreiro dos França; Pessegueirinho; e Horizolândia. Durante o levantamento, também foi identificada a necessidade de recolher os resíduos dos reassentamentos Novo Amanhecer, Santo Expedito e Madre Paulina e assentamentos 1º de Maio, Irmã Jandira, Neri Fabris e Herdeiros do Contestado. Eduardo comentou que, nesses locais, onde a demanda de resíduos secos não é tão grande, a Secretaria estuda a instalação de containers de mil litros, para que as famílias possam depositar seu lixo para, posteriormente, ser recolhido pela Tucano. A medida também está sendo analisada para ser implantada no centro da cidade.



ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.