Curitibanos,

Professor de História explica quem foi Tiradentes

21 Abril 2017 10:13:00

Rubiane Lima
Foto: Rubiane Lima
HISTÓRIA. Para professor, país precisa de mais pessoas como Tiradentes

Nesta sexta-feira (21), celebra-se o Dia de Tiradentes, herói nacional que lutou na Inconfidência Mineira e foi figura importante no combate a abusos portugueses da época. Nesse dia, comércio e instituições públicas e privadas estarão fechados. 

Joaquim José da Silva Xavier recebeu o apelido de Tiradentes por seu ofício de dentista, mas foi comerciante, minerador, militar e ativista político, atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A data de 21 de abril tornou-se feriado por marcar o dia em que ele foi decapitado em praça pública.

QUEM FOI TIRADENTES

O professor de História Maikon Rodrigo Gonçalves, do Colégio Maria Imaculada, explica que Tiradentes foi o mártir que o país estava precisando para a época. Segundo Maykon, Tiradentes é comumente lembrado pela Inconfidência Mineira, quando lutou com os intelectuais da época contra os abusos de quem estava no poder e contra a dominação portuguesa. "Ele era uma figura popular, mais próximo do povo humilde da época", destacou.

Maikon também ressaltou que Tiradentes foi alferes, posto ou graduação militar existente nas forças armadas de alguns países, tendo a atividade de arrancar dentes somente como um hobby. De acordo com o professor, ainda existem muitas dúvidas quanto à história de Tiradentes e o que se sabe é que, daquele grupo composto por intelectuais, somente ele foi decapitado e esquartejado. "Até hoje não se sabe o paradeiro de seus restos mortais. Sua execução em praça pública deu-se para servir de exemplo a todos que quisessem lutar contra o poder. Na escola, trabalhamos sua história sem desmerecer nem divinizar o personagem", informou.

Para Maikon, talvez o país precise de mais pessoas como Tiradentes, com espírito de ir contra a dominação, a corrupção e o abuso de poder. "A delação não existe de hoje, foi ela a responsável pela morte de Tiradentes, já mostrando que a corrupção existe há muito tempo no país", concluiu.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.