Um incêndio ainda de causas desconhecidas destruiu totalmente um barracão da Indústria de erva-mate e Chá Delmate Delby Machado, de Delby José Machado, localizado na rua Coronel Albuquerque, no centro de Canoinhas. O incêndio começou por volta da 00h30min da madrugada de sábado, 31 de dezembro. Bombeiros de Canoinhas e de Três Barras se revezaram para apagar o fogo e evitar que as chamas se propagassem para o outro barracão da empresa e para as residências vizinhas. Segundo informações, a área destruída pelo fogo foi de aproximadamente 400 metros quadrados.
De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, mais de 130 mil litros de água foram usados para deixar o local em segurança. Quatro caminhões de combate a incêndio trabalharam na operação. Ainda não se sabe a causa que deu início ao incêndio. “As causas são desconhecidas, acredito que tenha acontecido um circuito elétrico”, diz o proprietário da indústria, Delby José Machado. Segundo ele, a parte que foi destruída pelo fogo, era utilizada para a fabricação de uma parte do processo produtivo da produção de erva-mate que é exportada para o Uruguai e para empacotar o chá Delmate. “Também era utilizado para armazenar as embalagens e velas que fabricamos”, conta. Para Machado, a maior perda foi á estrutura em madeira de imbúia que tinha mais de 80 anos. As perdas em produção foram de 30 mil quilos de erva-mate, cinco mil quilos de chá e 12 mil quilos de palito de erva-mate. “Além de toda a estrutura dos socadores de erva-mate, balança e das embalagens para os produtos.” Segundo Machado, não havia nenhum funcionário no local. “Todos os funcionários estavam em recesso até o dia 15 de janeiro.” O proprietário comenta que sua meta para 2012 já era transferir todo o maquinário para uma nova estrutura que está sendo construída em sua propriedade na localidade de São Pascoal, no interior de Irineópolis. “A estrutura é semelhante à atual e mede aproximadamente mil metros quadrados”, diz.
De acordo com vizinhos, essa não é a primeira vez que aconteceu incêndio no local. Há alguns anos já haviam acontecido outras situações, mas em proporções menores. “Dessa vez foi grande. Ficamos duas noites sem dormir tranquilos com medo de que pudesse atingir nossa casa.”
Edição Impressa
2003-2010. Todos os direitos reservados. Jornal Correio do Norte
Fone: (47) 3622-1571 Rua: Três de Maio, 364 CEP: 89460-000 Canoinhas-SC