logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Esporte Náutico

1ª Clean Ocean Regatta PSF

21 Outubro 2018 12:52:00

Praticagem SF promove 1ª Clean Ocean Regatta PSF. O evento ocorreu na Baía Babitonga em São Francisco do Sul

Júlia Vieira

No último sábado (20), a Praticagem São Francisco promoveu a 1ª Clean Ocean Regatta PSF, um evento diferente na cidade com a ideia de contribuir para o desenvolvimento das atividades náuticas na Baía Babitonga. Foram 13 veleiros inscritos na competição que contou com a organização da Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO) e o apoio do Joinville Iate Clube (JIC). 

A grande surpresa na competição foi o tempo, A chuva prevista não apareceu, e o vento e o sol ajudaram e muito para realização da etapa na praia do Paulas. Os 13 veleiros participantes estavam divididos em duas classes: uma era Bico-de-Proa, em que participam os barcos menos sofisticados, que não tem uma medição, e a outra é as RGS (Regra Geral Simplificada), em que participam os veleiros mais sofisticados e nela há três categorias A, B, C, todas divididas por tamanho.

O sócio-diretor do JIC, Günter O. Weber, destacou a participação do comandante Gaio na competição, antes de saber que ele ganharia como campeão, um resultado que ele já previa ser possível enquanto aguardava a premiação. "Desde o tempo que o comandante Castanho me convidou para ajudar um pouco nessa organização, eu me lembrei do comandante Gaio, que é um capitão de mar e guerra, nosso comandante da Capitania dos Portos, ele ex-colega de Colégio Naval do Marcio Pessoa e ele tripulou o veleiro chamado Navy Blue", relata.

O Capitão dos Portos de Santa Catarina, comandante Emerson Gaio Roberto, comentou que a Marinha apoiou o evento com uma embarcação que tornou a regata mais segura e auxiliou os velejadores na chegada. Como também participante e um dos campeões no ranking da FNCVO, comandante Gaio acha o evento de extrema importância. "Não tenho dúvidas que é extremamente importante um evento desse para que mais barcos possam fazer aqui a Baia Babitonga e aproveitar", conclui.

Em conversa com Roberto Castanho, diretor executivo da Praticagem SFS, é preciso um despertar para mentalidade voltada a prática náutica em nosso ambiente, a Baía Babitonga. Márcio Fausto, prático e também participante da regata, contou ao Jornal que a Praticagem pensa em fazer mais eventos parecidos na cidade. Para ele as regatas além de serem uma competição, são um momento de confraternização. "A gente tira nosso sustento do mar, então tudo que é relacionado ao mar, a natureza é a nossa praia. Regata eu particularmente gosto muito, quando eu era da Marinha, da escola naval, eu era da equipe de vela, então isso está no meu sangue, acho muito legal.", diz Fausto.

Já uma das poucas velejadoras femininas da competição, Marina Bruschi, que também trabalhou como coordenadora do Museu Nacional do Mar, conta que sempre incentiva mulheres a participarem do esporte e desses eventos. "É uma grande honra participar, até porque eu trabalhei muitos anos aqui em São Francisco do Sul, eu fiz questão de vir participar aqui dessa regata da Praticagem e eu sendo mulher também acredito que seja uma representação importante".

A atleta também administra um grupo chamado Ladies Go Sailing, que é exclusivamente feminino, para troca de experiência no mundo da navegação. Para participar dessa comunidade é preciso ter apenas afinidade com o mar, como exemplo, mulheres que se interessam por vela, motor, jet, sup, wind. "As mais experientes ajudam as que estão começando agora e as que ainda pretendem começar. Todas são aprendizes e todas ensinam", explica. "Então a importância de ter uma mulher nesse esporte, representando a classe, e eu incentivando também muitas delas poderem vir, acredito que seja até um chamariz para que mais mulheres possam vir a participar conosco".

Ranking da Regata Outubro FNCVO 2018 - Regata Praticagem São Francisco

Classe RGS A

Veleiros

1º kraken

2º Katana II

3º Azurro

Classe RGS B

Veleiros

1º Brasil 32

2º Catarina

3º JackDawn

Classe RGS C

Veleiros

1º Ariel

Classe Bico-de-Proa

Veleiros

1º Navy Blue

2º Jah

3º Kuará


Imagens



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados