Formosa do Sul

Degustando Saberes

29 Agosto 2017 21:33:45

Exposição “Degustando Saberes”, no Museu de Formosa do Sul, retrata a culinária regional, de hábitos alimentares ao preparo de pratos típicos dos imigrantes que povoaram a região

Redação/Priscila Pisoni
Contra.jpg
A iniciativa mapeou os principais pratos típicos e os alimentos dos grupos que povoaram a região.

Museu Formosa do Sul lança nova exposição. “Degustando Saberes” mostra expressões da culinária da região. Nela são retratados hábitos alimentares, conservação e preparo dos alimentos além de demonstrar a importância do alimento no que se refere à valorização da memória e preservação do patrimônio imaterial.

O projeto foi realizado em parceria com o Museu Histórico de Pinhalzinho, por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Formosa do Sul é um dos municípios que integram o projeto, além dos municípios de Cunha Porã, Maravilha, Pinhalzinho, Nova Erechim e Chapecó.

A iniciativa mapeou e inventariou os principais pratos típicos e os alimentos dos grupos – caboclos, gaúchos, poloneses, teuto-brasileiros, ítalo-brasileiros – que, a partir de fins do século 19 até a primeira metade do século 20, povoaram essa região.

De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura de Formosa do Sul, Daiane Frigo, a região possui diversas características na culinária que se diferenciam de outras regiões do país.

“A nossa região possui diversos pratos que são típicos e a exposição destaca esses nossos hábitos alimentares nos fazendo refletir sobre a forma como nos alimentamos e as tradições da culinária passada de geração em geração”, afirma.

A exposição ficará no Museu até janeiro de 2018. O Museu está aberto para visitas as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.



capa jornal.jpg
 
destaque.jpg

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina