Novo Horizonte

Formação e informação

28 Setembro 2017 16:21:57

Por meio do Programa Saúde na Escola, alunos recebem instruções sobre o corpo humano e higiene pessoal. Os trabalhos são desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Saúde

Ascom Pref. N.H.
PSE_NH (1).JPG
Foto: Ascom Pref. N.H.
Por meio do Programa Saúde na Escola, alunos recebem instruções sobre o corpo humano e higiene pessoal.

Com uma palestra abordando o corpo humano e a importância da higiene pessoal, a Secretaria de Saúde do município de Novo Horizonte encerrou nesta quarta-feira (27) as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).  A atividade de encerramento foi realizada no Centro de Educação de Novo Horizonte (Cenho) e envolveu alunos do 5° ano.

Segundo a enfermeira responsável pelo PSE, Kelli Ullrich Antunes de Lima, durante o ano a Secretaria, em parceria com as escolas do município, desencadeou uma série de atividades. Entre elas, citou ações relacionas a prevenção da dengue, avaliação nutricional, atualização da carteira de vacina, execução da campanha de vacina do HPV, atividade preventiva contra piolho, atividade de alongamento e saúde bucal.

No caso das palestras, como foi o caso da realizada no encerramento do PSE, Kélli explica que são feitas conforme a demanda apresentada pelas escolas. “De acordo com o tema solicitado pelo professor, nós procuramos o profissional para fazer a abordagem”.

Para a enfermeira, a parceria entre a Saúde e a Educação tem um valor importante. “É neste momento, quando a criança está construindo a formação, que a gente consegue identificar alguns problemas e pontuar algumas necessidades”. Segundo ela, com esse trabalho de parceria é possível mudar alguns parâmetros culturais e evitar problemas futuros. “Conseguimos trabalhar de forma associada assuntos relacionados à saúde, educação e pontuar questões culturais”. 

Programa

Executado desde o início do ano, o PSE envolveu todos os alunos da rede municipal de ensino. Conforme a enfermeira responsável pelo programa, o planejamento das ações sempre e elaborado em conjunto com as escolas para que as demandas sejam atendidas. “O que há de diferente são as palestras. Neste caso os assuntos são abordados conforme a necessidade de cada escola ou turma”, resumiu. 

Imagens

PSE_NH (1).JPG
PSE_NH (2).JPG


capa jornal.jpg
 
destaque.jpg

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina