Coronel Martins

Busca por recursos

29 Agosto 2017 22:11:47

Líderes do Executivo de Coronel Martins vão às capitais em busca de recursos para a municipalidade. Enquanto Madella estava em Brasília, Joton foi a Florianópolis

Redação/Felipe Alípio
recursos.jpeg
Foto: Ascom Pref. C.M.
Com intuito de cadastrar projetos e liberar recursos, Ade e Joton foram às capitais

Líderes do Executivo de Coronel Martins peregrinaram em busca de recursos para a municipalidade. O Prefeito Ademir Madella, o “Ade” – Partido dos Trabalhadores (PT), foi a Brasília. Em agendas paralelas, o vice-prefeito, Fabiano Joton (PT), visitou lideranças políticas em Florianópolis. Os pleitos almejados preveem recursos para saúde, infraestrutura urbana e rural.

Em Brasília, Madella visitou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Junto ao departamento de engenharia, pleiteou recursos para implantar o sistema de saneamento básico do perímetro urbano de Coronel Martins. “Em 2012, o município foi contemplado com a elaboração do projeto de engenharia e do Plano Municipal de Saneamento,  que foi posteriormente aprovado pela Funasa e agora estamos buscando recursos junto ao departamento federal para executar o projeto de saneamento”, explica.

Ainda na capital Federal, pedidos de emendas e recursos foram cadastrados junto aos deputados federais e senadores. Madella diz que visitou todos os parlamentares catarinenses e reforçou a necessidade da liberação de projetos já cadastrados junto ao Siconv. “Sabemos que os deputados têm suas bases eleitorais, mesmo assim protocolei pedidos para todos os partidos solicitando que sejam liberadas emendas para nosso município”, disse.

Na Capital Estadual, Fabiano Joton representou o município no III Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios e no primeiro Seminário Catarinense de Engenharia e Arquitetura. “São encontros importantes, pois aprendemos como devem ser elaborados os projetos para convênios e contratos de repasses dos municípios objetivando estar organizando da melhor forma possível toda a documentação que é exigida para angariar recursos tanto federais quanto estaduais”, ressalta.

Durante a estadia na Capital, o Vice-prefeito visitou parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os pleitos visam atender a várias demandas, principalmente no que tange as contas públicas. “Estive conversando com os deputados, principalmente sobre nossa questão financeira, para que eles nos deem uma atenção. As dificuldades financeiras do país e do estado refletem diretamente em uma possível ajuda dos parlamentares, porém, trabalhamos neste sentido e continuaremos em busca de recursos”, destaca.

O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que está na segunda edição, também pautou a agenda de Joton. A verba tem como objetivo a execução de obras ou aquisição de máquinas, sendo parte dos recursos disponibilizados pelo Governo e há uma cota de participação dos deputados estaduais. Além de tentar quinhões por meio desse projeto, ele visitou os meios cabíveis para tentar viabilizar a destinação os recursos para o custeio das atividades municipais. “Infelizmente o que se definiu é que não poderemos investir estes recursos no custeio que seria ideal aos municípios que passam por dificuldades financeiras como é o nosso caso”, finaliza.

 



capa jornal.jpg
 
destaque.jpg

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina