COMÉRCIO

Consumidores devem ficar atentos para as compras de Páscoa

População deve ficar atenta na hora de levar para casa produtos típicos como ovos de Páscoa, outros chocolates e pescados, considerando peso e informações. Quem encontrar ou desconfiar de irregularidades pode entrar em contato com o instituto.

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR) orienta os consumidores para a compra de produtos típicos desta época - ovos de Páscoa, outros chocolates e pescados. Quem encontrar ou desconfiar de irregularidades pode entrar em contato com o instituto.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, disse que o órgão verifica se a comercialização dos produtos típicos da época estão em conformidade com as normas determinadas pelo Inmetro. "O objetivo é garantir ao consumidor que ele está pagando pelo que realmente está adquirindo. E com segurança, no caso dos brinquedos e brindes que por ventura vêm dentro dos ovos de Páscoa", disse Oliveira.

Peso e brindes

Ovos, bombons, demais chocolates ou qualquer produto embalado deve apresentar de forma clara a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando a embalagem e os brindes, se houver.

No caso dos brindes, que pode ser um brinquedo, o consumidor deve verificar se na embalagem consta a frase: "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade".

Nas embalagens dos chocolates também é obrigatória a indicação de faixa etária do brinde ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. O selo do Inmetro deve ser procurado dentro da embalagem do brinquedo ou brinde, o que garante a qualidade do produto e a segurança das crianças. O selo não precisa estar estampado na embalagem externa do chocolate porque o chocolate não recebe essa certificação, somente o brinde.

É importante conferir se as informações estão em português.

Numeração

A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência, já que cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho/peso. O consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

Irregularidades

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br, no link "Ouvidoria". De acordo com o instituto, todas as denúncias são investigadas.

Imagens



1187839344.png

Diário de Riomafra - Todos os direitos reservados
Rua 8 de setembro, 298, Vila Buenos Aires - Mafra
Fone: (47) 3642-6633 - diarioderiomafra@gmail.com

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Diário de RioMafra