Adjori/SC

 

O que é o Programa Mais Educação ?
Atendendo solicitações:  Apresento de forma objetiva e sucinta o Programa Mais Educação, que é novidade para nosso município, pois foi implantado em Rio Negrinho em 2011, atende duas Escolas Municipais: Lucinda Maros Pscheidt e Frederico Lampe, envolvendo aproximadamente entre as duas escolas 350 crianças entre 06 até 14 anos.   A prioridade para o atendimento do Programa Mais Educação é de unidades que estejam em localidades onde existem alunos em situação de vulnerabilidade e as unidades que obtiveram baixa pontuação junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos. A iniciativa deste Programa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Como funciona o Programa Mais Educação?
                O Programa Mais Educação  2011 tem o objetivo de enviar verbas para os municípios e para as escolas pré-selecionadas a receberem esses recursos, de maneira que possa suprir as necessidades das escolas. Melhorando dessa forma a educação das crianças. Essa verba pode ser usada na compra  de material didático, na reforma e ampliação das escolas, dês de que a escola possa provar que ela esteja realmente precisando.
Como fazer para aderir ao programa?
                De acordo com informações do MEC, foram enviadas cartas aos municípios contemplados para que formalizassem a adesão ao Programa Mais Educação e as escolas também deveriam confirmar a sua participação do programa, incluindo no SIMEC, o número de estudantes a serem atendidos em tempo integral. Em 2011 o programa vai aderir às escolas contempladas ao “Programa Dinheiro Direto na Escola” e que não apresentaram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica no ano de 2009 e que estejam situadas em municípios com mais de 18 mil habitantes.
Programa Mais Educação conta com adesão em 2011 do CAE Vista Alegre
                É oportuno dizer que no CAE Vista Alegre procuramos manter como objetivo do programa: Oferecer mais espaços e oportunidades de aprendizado aos estudantes qualificando a Educação Básica Municipal. As atividades fomentadas pelo Mais Educação no CAE Elias Graboski, que atende 250 alunos da EMEB Lucinda Maros Pscheidt, Bairro Vista Alegre, foram organizadas nos seguintes  macrocampos: - acompanhamento pedagógico, - educação ambiental, - esporte e lazer, - cultura e artes – inclusão digital, - promoção da saúde e educomunicação.
Em cada macrocampo foram divididas as atividades:
Acompanhamento pedagógico: Matemática e Letramento.
Educação Ambiental: Horta escolar e Jardinagem.
Esporte e Lazer: Karatê,Tênis de Mesa,Xadrez.
Cultura e Artes: Dança, Leitura, Banda Fanfarra, Canto Coral, Teatro, Pintura, Desenho.
Inclusão Digital: Software educacional.
Promoção da Saúde: Atividades envolvendo; alimentação saudável/alimentação escolar saudável, saúde bucal, práticas higiênicas corporais e educação do movimento – psicomotricidade relacional.
Educomunicação: Rádio Escolar e Jornal Escolar, vale também salientar, que em breve estaremos publicando 500 exemplares do nosso Jornal Escolar, sendo elaborado totalmente pelos alunos do CAE, desde a criação do nome, slogan, editorial..., sendo que a Escola foi cadastrada para receber a formação e acompanhamentos à distância, percurso formativo para os monitores e coordenador do Mais Educação.
                É preciso ressaltar ainda, como diretora do CAE Elias Graboski, estou muito feliz com os resultados alcançados pela equipe do CAE no Programa Mais Educação, construindo parcerias importantes para o desenvolvimento das oficinas, além de destacar nossos parceiros: Jornal a Gazeta, Moto Clube, Condor – São Bento do Sul e Secretaria da Agricultura; gostaria de finalizar utilizando a frase do Governo Federal como lema no Programa Mais Educação, é a seguinte: “Para a educação funcionar, todos devem participar”.
Jornal do Povo
Rua Otto Dettmer, 40 - Bela Vista
Cep 89295-000 - Rio Negrinho - SC

Tel.: (47) 3644-9395 - E-mail: dopovo@gmail.com
ae
Edição Impressa
Edição Impressa