Como congelar os alimentos corretamente
Por Karla Precioso/mdemulher.com
23/12/2011 11:52:59

O congelamento de alimentos é mais uma facilidade da vida moderna. De uma só vez, você pode preparar vários pratos, até mesmo refeições completas, e congelá-los com toda praticidade. Mas para manter suas propriedades nutritivas e preservar suas características, como cor e sabor, é preciso seguir algumas regras. Confira as dicas.
- Coloque os alimentos em embalagens próprias para congelamento, como potes ou sacos plásticos, pirex ou travessas com tampas de vidros temperados. Antes de levá-los ao freezer, se certifique se estão hermeticamente fechados, para que não haja desidratação ou queimaduras provocadas pelo gelo.
- Nunca deixe de datar o alimento, colocando os mais antigos à frene, para que sejam utilizados primeiro (use lápis de cera para que a escrita não desbote).
- Não encoste alimentos frescos aos já congelados.
- Tempere os pratos suavemente, pois o congelamento tende a realçar os temperos.
- Esfriar rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para manter as suas propriedades.
- Ocupe no máximo 75% da capacidade de seu congelador ou freezer. Nunca lote completamente, porque assim o ar não terá espaço para circular.
- Se o freezer deixar de funcionar por algum defeito ou mesmo por falta de energia elétrica, não recongele os alimentos. Os pratos prontos devem ser consumidos imediatamente e os alimentos crus devem ser cozidos antes de preparados.
- Procure retirar os alimentos do freezer apenas na hora de usá-los e procure consumi-los até 24 horas após o descongelamento, exceto no caso de frutos do mar, que devem ser levados à mesa até 12 horas depois de descongelados.

O que não deve ser congelado
Embora o congelamento mantenha integralmente as vitaminas e sais minerais de muitos alimentos, alguns não devem ser levados ao freezer, pois são mais ‘sensíveis’ e seus componentes não resistem à baixa temperatura. Saiba quais são eles.
- Arroz quando preparado com molho, pois ficará esponjoso.
- Batatas, porque esfarelam, amolecem e escurecem. Porém, em todos os pratos onde elas entram na sua preparação, como purê ou suflê, ficarão perfeitas.
- Maionese, pudins ou cremes que tenham levado em seu preparo leite e ovos.
- Ovos crus inteiros: a casca estoura. No entanto, a clara ao natural congela bem e dura por muito tempo (clara em neve não congela). Para a gema ser congelada, deve antes ser batida acrescida de sal ou de açúcar.
- Iogurtes: ao congelar, seus componentes se separam e granulam.
- Frutas: nenhum tipo pode ser congelado ao natural, só cozidas, com calda ou em purê.
- Verduras, rabanetes e tomates crus: murcham, amolecem, mudam de cor e sabor.
Carne bovina              12 meses
Carne moída                3 meses
Frango                         12 meses
Miúdos de frango       2 meses
Peixe magro                6 meses
Peixe gordo                 3 meses
Leite                             4 meses
Queijo                          8 meses
Pães                             4 meses
Pizza pronta                1 mês
Manteiga                     6 meses
Salgadinhos                3 meses
 

Ver comentários
Escrever comentários
1
2
3
4
Jornal Expresso d'Oeste - Todos os direitos reservados
Avenida Brasil, Edifício Lydia Bridi, 574, salas 300 e 301
Centro - Palmitos -SC
CEP: 89.887-000

E-mail: redacao@expressodoeste.com.br - Tel/Fax (49) 3647 0636
Edição Impressa
CAPA
Adjori
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina