Escreva a sua pesquisa entre aspas duplas para pesquisar pela expressão.
Exemplo: "Santa Catarina" encontra tudo que houver a expressão Santa Catarina, enquanto apenas Santa Catarina encontra resultados para Santa e para Catarina
 

  

Expresso do Oeste > Expresso do Oeste

15 de Março de 2010 - 20:19

RFCC promove pedágio beneficente

A Rede Feminina de Combate ao Cancer – RFCC foi fundada no Brasil em 1946. Em Palmitos, no Oeste catarinense, sua fundação aconteceu em 06 de março de 2005

Irno Devitte

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC – foi fundada no Brasil em 1946. Em Santa Catarina iniciou suas atividades em 1961, como uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo inicial de atender, por meio de um grupo de voluntárias, doentes dos hospitais da cidade. Desde então, vem prestando relevante trabalho e mostrando a todos a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo do útero e de mama.          Em 2004, com a adequação dos estatutos do novo Código Civil Brasileiro, é criada RFCC de Florianópolis, através do desmembramento da RFCC de Santa Catarina, tornando-se uma entidade jurídica independente, porém subordinada à coordenação da rede estadual. A RFCC Florianópolis concentra suas atividades no trabalho de atendimento e informação às mulheres da Região Metropolitana de Florianópolis, sobre a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo
de útero e de mama. A RFCC de Florianópolis é presidida pela Sra. Márcia Helena Blini Barbosa (mandato 2008-2009).                                                                                                   Em seu conjunto, as Redes Femininas de Combate ao Câncer, subordinadas à coordenação da RFCCNacional, são consideradas uma das maiores ONGs (Organizações Não Governamentais) do País.
 
São objetivos da RFCC:
* Coordenar e congregar atividades voluntárias de combate ao câncer;
* Incentivar programas de combate ao câncer;
* Apoiar ações governamentais que visem à promoção da saúde e, em especial, o combate ao câncer;
* Incentivar a participação do voluntariado em ações de prevenção, recuperação e bem-estar do portador de câncer;
* Informar a população sobre o câncer e sua prevenção.
Para alcançar os objetivos da entidade é fundamental o trabalho do Voluntário que é “o cidadão que, motivado por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, por causas de interesse social e comunitário”.
Desta maneira a RFCC, seus voluntários e profissionais contribuem na prevenção do câncer e nos cuidados com a saúde. A luta contra o câncer (seja na prevenção ou no atendimento ao doente) não é apenas um gesto de amor, mas uma maneira de fazer o melhor possível para conseguir um mundo mais justo, onde todos possam viver melhor.
A RFCC de Palmitos, atende em média 60 mulheres mensalmente, em exames preventivos de câncer do colo de útero e de mama. A entidade conta com instalações próprias e um ambulatório com salas para consulta médica.
A equipe de atendimento ambulatorial é composta pela Drª Fernanda Leuck, uma enfermeira cedida pelo Posto de Saúde, que atende as quartas-feiras, pela Fisioterapeuta Eliana Paula Chini e a Psicóloga Claudia Resener, além de 58 voluntárias.
A RFCC atua nas áreas educacional e social:
- Educação – realizando palestras de conscientização e prevenção.
- Social - promovendo eventos sociais para captar recursos que são revertidos em benefício da entidade.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher a diretoria da RFCC de Palmitos, acompanhada de voluntárias, promoveram na segunda-feira(08), pela parte da manhã e tarde, pedágio na Rua Visconde do Rio Branco, entregando a cada motorista abordado folder explicativo dos objetivos da Rede, acompanhado de um mimo.
Posteriormente, a presidente Ivete Wagner, acompanhada das ex-presidentes Josmari Knapp, Inês Slomski e de voluntárias visitaram mulheres internadas no Hospital Regional de Palmitos – HRP, transmitindo as mesmas um gesto de solidariedade, ao mesmo tempo saudando-as pela passagem de seu dia.
 

galeria de imagens

Enquete:

Você é a favor do projeto que pretende mudar a letra do hino de SC?

Pesquisa

Enquete:

Você é a favor do projeto que pretende mudar a letra do hino de SC?

"

Jornal Expresso d'Oeste - Todos os direitos reservados

" "

Avenida Brasil - Edificio Lydia Bridi, 574,salas 300 e 301 - Centro - Palmitos/SC

" "

E-mail: redacao@expressodoeste.com.br - Tel/Fax: (49)3647 0636

"