Sãocarlenses conquistam o titulo de campeão geral da competição. 2º lugar coube a Palmitos
São muitas as expectativas que cercam a cada edição do Torneio Desportivo Internacional, que nesta 27ª competição teve o município de São Carlos como anfitrião.
Na solenidade de abertura oficial, cabe um registro especial pela estrutura física colocada em frente a bela Igreja Matriz São Carlos Bonomeu, no centro da cidade, quando na oportunidade prestigiaram o evento além das autoridades constituídas e Comissão Central Organizadora de São Carlos, representado o Governo do Estado, o Secretário de Desenvolvimento Regional Mauro de Nadal, o idealizador dos jogos, prof. Altair Reinnert, prefeitos dos municípios catarinenses, gaúchos e da Província Argentina, região colonizadora pelo Engenheiro alemão Carlos Culmey.
Durante sua manifestação, Altair Reinnert relembrou da Colonização alemã, a partir do Rio Grande do Sul, posteriormente desbravando a região dos atuais municípios de Cerro Largo, Santo Cristo, Salvador das Missões – às margens do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, de colonizadores que foram mais distantes, cruzando o rio Uruguai, para fixar-se, em plena mata bravia, tendo apenas como meio de transportes o rio Paraná, na Província de Missiones, onde encontram-se os municípios de Capiovi, Monte Carlo, Puerto Rico, Ruiz de Montoya.
No lado catarinense, a partir de 1920, Carlos Culmey, sempre representando empresa colonizadora, providenciando a vinda de colonizadores, estabelecendo alguns critérios – em São Carlos os da religião Católica, em Palmitos, Evangélicos de Confissão Luterana no Brasil. Em Mondaí foram fixadas também os Evangélicos, enquanto em Itapiranga os Católicos.
Para que pudesse acontecer uma melhor integração entre todos esses pioneiros de outrora, Reinnert idealizou o Torneio Desportivo Internacional, adicionando o nome de seu principal desbravador – Carlos Culmey, a modalidade esportiva, na década de 80.
As manifestações de carrinho e boas vindas e aproximadamente 1300 desportistas foram dados pelos anfitriões, presidente da Câmara de Vereadores e prefeito Elio Godoy.
Mas quando se trata de Taça Carlos Culmey, a rivalidade, própria de disputas entre brasileiros e argentinos, os nervos vem a “flor da pele”. Por outro lado, não é diferente, principalmente entre os municípios catarinenses – Palmitos, São Carlos, Saudades, Caibi, Riqueza, Cunha Porã, Maravilha e Pinhalzinho. É um salve-se quem puder.
Mesmo sendo 14 as modalidades disputadas, todas com suas devidas importâncias, mas é no futebol de campo que os corações são colocados a toda prova de emoções. E neste ano não foi diferente de competições anteriores – a decisão entre Palmitos e São Carlos foi digna de uma final de Copa do Mundo, onde as artimanhas de dirigentes e atletas são usados sem o mínimo despudor. No meio deste circo esportivo o trio de árbitros, nem sempre imparcial, acabam até tirando um pouco o brilho da competição. Ao final de uma partida conturbada, o placar foi o de 2x1 para São Carlos, que foi critérios definidos antecipadamente, além do futebol conquistou o titulo de Campeão Geral da 27ª Taça Carlos Culmey. Parabéns a todos os atletas e dirigentes por elevar mais uma vez, bem alto, o nome de Palmitos. Mas futebol é assim. Carregado de emoções de inicio ao fim. Cabe aos vencedores comemorar e aos que deixaram “escapar” o titulo a se lamentar.
$msg