EVENTO

Encontro lítero-artístico expõe obras de pai e filho

19 Novembro 2015 12:16:38

O oftalmologista Élcio Bonamigo e seu filho, Maurício, lançaram suas obras na companhia de amigos

Carla Dildey

O dom da arte repassado de pai para filho, mas expresso de formas diferentes. O médico oftalmologista Élcio Bonamigo e seu filho, Maurício, lançaram suas obras em um encontro lítero-artístico no Espaço Gourmet, em Joaçaba. Foram expostos os quadros “100 limites para sonhar” e lançados os livros Estratégias de Ensino da Bioética, Manual da Bioética: Teoria e prática – 3a edição e El Principio de Precaución - Un Nuevo Principio Bioético y Biojurídico.

A obra “Estratégias de Ensino da Bioética” apresenta as principais estratégias de ensino, que acompanharam as aulas expositivas da disciplina de Bioética, do curso de graduação em Medicina. Já o “Manual de Bioética” reúne alguns conceitos básicos sobre o tema, dispersos na literatura, principalmente, nacional. “Bioética é um assunto ainda novo e cada vez mais importante. Esse livro é o primeiro do Brasil que trata dessas estratégias de ensino da Bioética”, conta Bonamigo.

O último livro, originalmente em espanhol, é resultado da tese de doutorado em Bioética e Biojurídica realizada pelo professor em Madrid, no período de 2006 a 2010, na Universidade Rey Juan Carlos. Dividida em seis capítulos, a obra tem por objetivo contextualizar o princípio da precaução, relacionado à bioética, desde as suas origens até os dias atuais e discutir sua aplicação nos campos das ciências da vida e da saúde

O doutor Bonamigo, além de ser responsável pela linha de pesquisa em Bioética do mestrado, é integrante da Câmara de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e presidente do comitê de bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Também atua há aproximadamente 40 anos como médico oftalmologista e há 10 anos é professor universitário.

Maurício, o artista da família

Maurício, filho caçula do Dr. Bonamigo e sua esposa, Josefa, é portador de síndrome de down e expôs 40 telas pintadas por ele nos últimos 20 anos. “Ele sempre abandonou muitas atividades, mas a pintura foi a única atividade que ele sempre gostou e não parou de praticar. Quando percebemos ele já tinha feito mais de cem pinturas”, conta.

A exposição também foi a comemoração do aniversário de 30 anos de Maurício. “Ele entende melhor as comemorações quando são feitas em datas comemorativas que ele já conhece, então aproveitamos o aniversário dele para fazer a exposição. Ele também gosta muito de brindar, então fizemos uma foto com todos os presentes brindando com espumante e cortamos o bolo cantando os parabéns, porque ele gosta muito disso”, comenta Bonamigo. 



HOTEL JATAGUÇA - café outubro.jpg
SOSDesaparecidos.fw.png
NAMAI_PrimAniv_Jornal_11x16cm.jpg
UNOESC.jpg
2-Folha da Manhã.jpg
logo - rodape.JPG

Rua Francisco Lindner 274 Ed. RM - 2º andar - Sala 03, centro/ Joaçaba - SC - Brasil / Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Empresa Jornalística Folha da Manhã