BETINHO

Das quadras de vôlei para o consultório odontológico

19 Novembro 2015 11:03:24

O esporte como um viabilizador de sonhos

Carla Dildey
FOTO DE DENTRO.JPG
Foto: Carla Dildey
Betinho com a bola autografada pela atleta olímpica de vôlei, Natália.

Tudo começou muito cedo. A segunda palavra que Roberto Wesoloski, o Betinho, aprendeu a falar foi bola. Um pouquinho mais crescido, já na escola, o menino pequeno já tinha como disciplina favorita a educação física e via na família e principalmente no pai que também gostava muito de esporte, um exemplo pra seguir.

            “Eu gostava de várias modalidades, joguei tênis de mesa, basquete, atletismo, vôlei, mas na verdade eu gostava mesmo era de ganhar medalhas. Até então eu praticava vários esportes, mas pelo time do Brasil estar conseguindo destaque e eu ter uma força de impulsão muito grande acabei me identificando mais com o voleibol”, conta Betinho.

            As partidas que começaram no colégio proporcionaram uma projeção maior ao jogador novato e deram a Betinho a possibilidade de jogar profissionalmente. “ Joguei em Concórdia no time da Sadia, joguei por Florianópolis e consegui fazer minha faculdade de odontologia graças ao esporte, porque lá eu tinha todo um amparo de moradia, alimentação e ganhava um salário. Eu representava Florianópolis e conciliava com o estudo”.

            Com o voleibol, Betinho conquistou diversos títulos, dentre eles foi bicampeão catarinense na categoria infanto-juvenil, disputou os Jogos Escolares Brasileiros e o Campeonato Nacional de Vôlei conquistando o terceiro lugar para Santa Catarina. “Eu tive que fazer uma escolha: ou ia ser atleta ou ia seguir uma faculdade. Eu deixei de ser atleta, mas jamais abandonei o esporte. Até hoje trabalho pelo esporte, mas como atleta isso não foi possível”.   

            Além de diversos títulos e campeonatos, o esporte oportunizou que Betinho tivesse outras experiências como conhecer muitas pessoas e cidades. “A primeira grande oportunidade que o esporte me deu foi estudar em Florianópolis. Graças ao esporte eu me formei como cirurgião dentista e por isso eu vejo na prática esportiva uma possibilidade das pessoas terem conquistas na vida”. Betinho também fez pós-graduação em administração desportiva, trabalhou no Fundo de Esportes de Joaçaba e atualmente é conselheiro estadual de esportes.

Associação Joaçabense de Voleibol - AJOV

Betinho também foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Joaçabense de Voleibol – AJOV, em 1996. “Como atleta eu tinha um sonho que era disputar uma olimpíada ou grandes campeonatos e esse sonho ficou meio incompleto na minha vida. E foi isso que me motivou a fundar a AJOV, eu queria permitir que outras crianças e jovens tivessem essa oportunidade. E, felizmente tivemos a grata satisfação de revelar a Natália que foi atleta olímpica e melhor jogadora do mundo. Como dirigente consegui realizar um sonho que como atleta eu não consegui”, enfatiza Betinho que atualmente é vice-presidente da associação.

 Em 20 anos de existência a AJOV atendeu mais de mil crianças e jovens. “Entre mais de mil crianças uma se tornou uma grande atleta e todos os demais se tornaram grandes cidadãos. O esporte não leva só para uma carreira, mas ele dá uma vida melhor e mais saudável”.

            Betinho e os JASC

            Ao todo foram seis edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina em que Betinho representou Joaçaba ou Florianópolis como atleta. “Os Jasc é uma das maiores competições esportivas do Brasil e ter esse evento na nossa casa trará muitas pessoas e movimentará a economia. Nosso povo é muito acolhedor e as praças esportivas são todas próximas, promovendo uma interação muito legal. Além disso, o aporte de recursos do Governo do Estado deixará um legado que deverá ser aproveitado nos próximos anos dentro de um programa de desenvolvimento do esporte que permita o acesso a todas essas praças. Para mim o JASC é isso: os jogos se vão e o legado fica para a comunidade”, finaliza Betinho. 

HOTEL JATAGUÇA - café outubro.jpg
SOSDesaparecidos.fw.png
NAMAI_PrimAniv_Jornal_11x16cm.jpg
UNOESC.jpg
2-Folha da Manhã.jpg
logo - rodape.JPG

Rua Francisco Lindner 274 Ed. RM - 2º andar - Sala 03, centro/ Joaçaba - SC - Brasil / Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Empresa Jornalística Folha da Manhã