SEBRAE

Cenário atual dos pequenos negócios foi tema de encontro

20 Novembro 2015 14:56:11

Diretor Técnico do Sebrae/SC Anacleto Ortigara participou de café da manhã com empresários

Joce Pereira

 Falar do panorama real dos negócios hoje, de maneira geral, abordando o cenário mundial e não apenas das micro e pequenas empresas, mas de forma globalizada. Este foi teor de uma conversa informal entre o diretor técnico do Sebrae/SC Anacleto Ortigara durante o café da manhã promovido pelo Sebrae na quinta-feira (19) que teve como público alvo lideranças empresariais e imprensa. A abertura foi feita pela coordenadora regional Sueli Bernardi que rapidamente apresentou aos presentes os projetos que estão sendo desenvolvidos na região Meio Oeste, estrutura e atuação do Sebrae.

Ortigara destacou que o Brasil faz parte de um grupo seleto de países, mas não faz grandes reformas para estar no grupo de elite. “O cenário interno enfrenta retração do consumo, menos ganhos e retenção de valores (investimentos em aplicações), como estes recursos não vem para o mercado diminui o crescimento e impede a geração de renda e empregos”. O diretor técnico também destacou que é importante frisar que a crise não é linear, “não é um quadro igual para todos, pois cada um assimila de uma forma, quem fez ajustes com antecedência o impacto é menor”.

Outro ponto destacado foi de que no entendimento do diretor técnico do Sebrae a crise é mais politica do que econômica, mas que se não forem tomadas medidas vai se transformar em crise econômica. Quanto a Santa Catarina Anacleto disse que as empresas estão um pouco acima da média nacional, o Estado tem um bom desenvolvimento e IDH positivo na maioria das cidades superando a média nacional. “As empresas catarinense tem mais fôlego para fazer a travessia neste momento”. Quanto a 2016 Ortigara diz que será um ano extremamente preocupante associando a emblemática politica e econômica, “se não cuidarmos da economia vamos ter um quadro mais complicado”.

Entre as sugestões apresentadas para as empresas está a análise de recursos, pois são muito amplos e não percebidos em sua totalidade, ter um modelo de liderança, uso inteligente dos recursos de toda natureza, ter uma equipe sintonizada nas mais diversas áreas financeira, de gestão, “que hoje percebemos não são muito bem utilizadas e aproveitadas”.

A partir dessa análise as lideranças presentes fizeram suas ponderações e sugestões de estratégias e linhas de atuação para de uma forma integrada e regionalizada, fortalecer os pequenos negócios do Meio Oeste. Ficou agendado um próximo encontro para o primeiro trimestre de 2016, para a elaboração de uma agenda de ações regionais.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae meio Oeste Sueli Bernardi, o encontro foi muito produtivo. “Nos apresentou novas demandas que estaremos desenvolvendo em 2016. Aproveito e oportunidade para agradecer as lideranças que se fizeram presentes, que contribuíram para que possamos atuar de forma ainda mais focada em atender as necessidades das MPE’s da nossa regional, bem como à imprensa que apoia na divulgação e disseminação dessas informações para a comunidade.

Estiveram presentes representantes das CDL de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Treze Tílias, Acioc de Joaçaba, Ampe de Caçador, Assett de Treze Tílias, Fiesc Regional de Joaçaba e Caçador, Sindilojas e Sindicont de Joaçaba, Associação dos Hotéis de Piratuba, Ampeco de Capinzal e Rota da Amizade.

Na parte da tarde o diretor técnico do Sebrae e a coordenadora regional Sueli Bernardi participaram em Erval velho do Seminário sobre Empreendedorismo Rural e formatura de alunos do Programa Empreendedor Rural (PER). Foram 162 formando dos sindicatos rurais dos municípios de Água Doce, Campos Novos, Fraiburgo, São José do Cerrito, Tangará e Videira. O programa visa dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural; aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores; ampliar a qualidade de vida da população rural; contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação e auxiliar no aumento da renda. 



HOTEL JATAGUÇA - café outubro.jpg
SOSDesaparecidos.fw.png
NAMAI_PrimAniv_Jornal_11x16cm.jpg
UNOESC.jpg
2-Folha da Manhã.jpg
logo - rodape.JPG

Rua Francisco Lindner 274 Ed. RM - 2º andar - Sala 03, centro/ Joaçaba - SC - Brasil / Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Empresa Jornalística Folha da Manhã