EDUCAÇÃO

Escolas apostam na tecnologia para acompanhamento da rotina acadêmica dos alunos

20 Janeiro 2017 15:27:58

Funcionalidades vão desde a agenda eletrônica a aplicativo de marcação de aulas particulares, que facilitam o contato entre alunos, pais e professores

ESCOLAS.jpg
Foto: Ascom/Governo do Estado
Escola especializada em ensino infantil aposta na redução do uso de papel

Agenda, avisos escolares, recados. Na escola, esses mecanismos são usados constantemente para comunicação entre os alunos e a instituição. Em tempos de matrículas escolares,algumas instituições de ensino do Distrito Federal, apostam na tecnologia, com o intuito de aproximar e tornar mais rápida a comunicação entre estudantes, pais e direção, além de colaborar com o meio ambiente. Em contrapartida, estudantes com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, apostam em aplicativos de aulas particulares que auxiliam na busca por profissionais que ministrem conteúdos de disciplinas como matemática, física, química, língua portuguesa, e outras, além de dicas como técnicas de estudos, com o intuito de melhorar o rendimento dos estudantes ao longo do ano. Duas instituições de ensino da cidade, além de um grupo de empresários do ramo educacional, apostam nessas medidas como transformadoras da educação.

Seguindo a linha da inovação tecnológica, o CEAV Jr., escola especializada em ensino infantil, localizada no Distrito Federal aposta na redução do uso de papel na sala de aula aproximando os responsáveis das atividades escolares dos estudantes por meio de um aplicativo de celular.

O app que está em funcionamento nas duas unidades da escola, em Taguatinga/DF e Águas Claras/DF, conta com adesão de 86% dos 900 pais que mantém filhos matriculados. "A ideia é que em até dois anos os comunicados impressos e a agenda física não sejam mais utilizados na escola”, alega Otávio Martins, analista de marketing do CEAV Jr. Além de digitalizar os comunicados diários, o serviço traz o relatório de acompanhamento diário dos alunos.Todos os dias, os professores preenchem informações sobre a rotina da criança no aplicativo. Os dados são enviados em tempo real para os responsáveis, que recebem notificações no aparelho celular e por e-mail. As informações diárias retratam sobre o comportamento, higiene, saúde, alimentação, banho e sono dos filhos.

Uma das ferramentas mais utilizadas é o chat que permite a comunicação direta entre pais, professores e diretores. De acordo com a diretora da unidade de Águas Claras, Silvana Emília, todos os pais elogiaram a agilidade proporcionada pela iniciativa: “Os pais adoram, é uma comunicação rápida e a acessível. Eles pedem informações sobre o dia das crianças e, por vezes, falam de questões pessoais que podem influenciar na rotina escolar do filho. Fazemos questão de responder o mais rápido possível”, ressalta a profissional.

HOTEL JATAGUÇA - café outubro.jpg
SOSDesaparecidos.fw.png
NAMAI_PrimAniv_Jornal_11x16cm.jpg
UNOESC.jpg
2-Folha da Manhã.jpg
logo - rodape.JPG

Rua Francisco Lindner 274 Ed. RM - 2º andar - Sala 03, centro/ Joaçaba - SC - Brasil / Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Empresa Jornalística Folha da Manhã