383 alunos dizem não às drogas e à violência – PROERD

09 Dezembro 2016 11:14:27

DA REDAÇÃO
15253390_1345412805521896_6454576773149067322_n.jpg

Aconteceu nesta terça-feira (06), às 14h, no Ginásio de Esportes Francisco Linzmeyer, em Itaiópolis, mais uma formatura do Proerd, neste ano 100% dos alunos matriculados no 5º ano das escolas municipais e estaduais do município disseram não as drogas e a violência.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças e adolescentes, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida. O PROERD é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

Este ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi ministrado pelos Instrutores Marcelo Jankovski e Fábio Marques, no total o trabalho foi desenvolvido em 07 Escolas da Rede Municipal e 06 escolas da rede Estadual.

Da Rede Municipal de Ensino: com 46 alunos da Escola Municipal Bom Jesus, 17 alunos da Escola Rural Rio da Areia, 08 alunos da Escola Rural Secção Schneider, 15 alunos da Escola Rural Poço Claro, 52 alunos da Escola Municipal Renascer, 34 alunos da Escola Municipal Rio da Estiva, 36 alunos do Centro Educativo Itaiópolis.

Da Rede Estadual de Ensino: com 23 alunos da Escola de Educação Básica São João Batista, com 20 alunos da Escola de Educação Básica Amandus Bauer, com 29 alunos da Escola de Educação Básica Virgílio Várzea, com 52 alunos da Escola de Educação Básica Odir Zanelato, com 27 alunos da Escola de Educação Básica Antônio Blaskowski, com 21 alunos da Escola de Educação Básica Paulo Cristiano Heyse.

Todos estes alunos participaram de 10 lições mais a Formatura, com uma hora de duração por semana, obteram informações sobre as drogas e a violência, incluindo o BULLYNG, que é um ato de violência praticado entre os alunos, que traz muitos problemas para todos dentro da escola. Com todas estas informações recebidas estes alunos optaram por uma vida de realizações e felicidades, junto a suas famílias e a sociedade e longe das drogas e da violência, respeitando as diferenças sociais e os direitos inerentes ás pessoas.

Durante a solenidade foram feitas várias homenagens aos Diretores (as), professores (as), e entregue os certificados de conclusão aos formandos. Também foi feita a entrega dos prêmios para os alunos escolhidos por ter sido destaque ao redigir a redação, onde descreve o aprendizado angariado durante a aplicação do PROERD, 13 alunos receberam medalhas e um mascote Daren, oferecida pela Cooperativa Sicoob Credinorte, além de serem sorteadas duas bicicletas entre os alunos presentes, as bicicletas foram patrocinadas pela Embraco e Mig Supermercado.

E como um incentivo além dos prêmios aos contemplados, cada aluno recebeu um mascote, representado pelo leão “DAREN”, os mascotes foram oferecidos pelo Conselho da cidade. Todos os formandos vestiam durante a solenidade a camiseta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que foram também oferecidas pelo Conselho da cidade. Os alunos fizeram o juramento e cantaram a canção do PROERD com a presença do famoso mascote leão “DAREN” que fez a alegria de todos que prestigiaram. A solenidade da Formatura contou com a presença de várias autoridades Municipais. 

Imagens


Adjori BR
crea.fw.png
SOSDesaparecidos.fw.png
14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina