Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Estado discute ações para 2017

09 Dezembro 2016 11:31:50

Assessoria
0366d870-77f9-414e-8513-49128113aacc.jpg

Itaiópolis esteve nesta quarta-feira 07, na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SOL) em Florianópolis, em reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso. Participaram representantes dos municípios de Angelina, Jaraguá do Sul, Nova Trento, Nova Veneza, Imbituba e São João Batista.

Foram discutidas ações para divulgação dos municípios que fazem parte do GT. A formatação de um “Roteiro da Fé” de maneira a contemplar todos os municípios de forma integrada foi uma delas. Rejane Gadotti da Costa Lima, esteve presente representando o Departamento de Turismo, acompanhada do Pe. Antônio Nazarko,pároco da  Paróquia Sagrada Família de Iracema. Durante o encontro, mencionou a importância do fortalecimento da fé, citando os romeiros e visitantes que todo ano participam da Romaria Penitencial em Iracema num momento único de devoção.

Cabe ressaltar que o turismo religioso é uma das formas mais antigas de turismo e cresce anualmente atraindo cada vez mais multidões em peregrinações e eventos pelo país e mundo. Dados do Ministério do Turismo (MTUR) demonstram que esse setor específico movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente, representando mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional que gira em torno de 492 bilhões (MTUR), evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.

Dados do SEBRAE revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Itaiópolis está crescendo nesse segmento e as parcerias entre a Igreja, poder público, iniciativa privada e a comunidade, são imprescindíveis para o sucesso do setor.

Gisella Ribeiro, Gerente de Políticas Publicas do Turismo da SOL , Marília Haffermann,Diretora de Câmaras Empresarias  da Fecomercio/SC e municípios do GT,já agendaram o próximo encontro para março de 2017,com a presença do novo Secretário de Turismo de SC,a fim de discutir propostas e projetos.

Também esta prevista a segunda edição da Vitrine Religiosa com o apoio do SEBRAE, para o primeiro semestre de 2017. 

Imagens

Adjori BR
crea.fw.png
SOSDesaparecidos.fw.png
14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina