Adjori/SC
Programação de Páscoa iniciou domingo
Alan Santos
25/3/2013 15:50:00
Missas e celebrações se estendem até a Páscoa, elaborada no dia 31
$alttext

Teve início no último domingo (24), a programação de Páscoa da Paróquia Imaculada Conceição de Videira, onde os fiéis e cristãos se preparam para o momento da Páscoa, onde Jesus ressuscita para salvar a todos. Segundo o pároco, Sílvio Aparecido, durante a próxima semana várias celebrações e missas estão programadas em várias capelas, propiciando a comunidade momentos de reflexão.
Ele lembra que já foram realizados diversos eventos religiosos como o Cerco de Jericó, uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento, onde equipes se revezaram com rezas e orações 24 horas por dia.
Segundo ele, a programação da semana da Páscoa tem início com a tradicional celebração do Domingo de Ramos, onde acontece a celebração com a benção dos ramos na Igreja Matriz, na Capela do Amarante e na Capela da Penha, no bairro Rio das Pedras, momentos que devem contar com grande participação popular. Na Igreja Matriz acontece a Celebração Ecumênica juntamente com as Igrejas de Confissão Luterana, quando as pessoas poderão ajudar obras sociais trazendo um litro de leite ou um pacote de frada geriátrica como forma de doação. As celebrações têm início a partir das 8 horas.
Na próxima terça-feira (26), acontece Celebração Penitencial às 19h30 na Igreja Matriz e nas capelas do Divino Salvador e Santos Dumond. A programação de Páscoa continua na quinta-feira (28) com a celebração de Lava Pés e Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio nas comunidades da Igreja Matriz, Divino Salvador, Penha, São Cristovão e Farroupilha.
Na Sexta-Feira Santa (29), acontece a Celebração Penitencial as 8 horas nas comunidades da Matriz , Divino Salvador e São Cristóvão. As 10 horas as celebrações acontecem nas comunidades da Penha,  Morada do Sol, Farroupilha e Amarante. As 15 horas será feita a celebração da Paixão de Cristo na Igreja Matriz , capela do Divino Salvador, Farroupilha, São Cristovão e Penha. Às 19 horas acontece a Celebração do Senhor Morto na Igreja Matriz.
No Sábado de Aleluia (30), será a vez do ritual da Vigília Pascal as 19h30 nas capelas das comunidades da Matriz, Farroupilha, São Cristovão, Penha e Divino Salvador . O ponto alto da programação acontece no domingo (31), com a Missa de Páscoa, as 8 horas, na Igreja Matriz e na capela do Amarante.

SAIBA MAIS:
QUINTA-FEIRA SANTA
A Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos

SEXTA-FEIRA SANTA
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

SÁBADO DE ALELUIA
O Sábado Santo também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa. Na tradição católica é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da Confissão.

PÁSCOA
A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

 

Ver comentários
Escrever comentários
Endereço
Rua Severino José Pasqual, 1082
Bairro Universitário - Videira SC
CEP: 89560-000
E-mail: videira@folha.com.br
Telefone:(49) 3566-2727
lolhggo
Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina