Adjori/SC
Unificação das eleições voltará a debate em abril
Folha do Oeste
Brasília
5/4/2013 14:22:00
Principais pontos da reforma política são a unificação das eleições e o mandato de cinco anos
$alttext
Senador Luiz Henrique da Silveira defende a ação

A unificação das eleições e o mandato de cinco anos deverão voltar à pauta de debates em Brasília neste mês de abril. No mês passado, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) defendeu a unificação das eleições no Brasil e também a instituição de mandatos de cinco anos para os cargos do Executivo, sem reeleição. Munido de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o senador explicou que o Brasil gastou mais de R$ 1 bilhão em cada uma das últimas eleições realizadas. Ele comentou que com esse valor poderiam ser construídas 30 mil casas populares, 2.600 postos de saúde e 3.400 quadras poliesportivas cobertas.

Segundo ele, todas as eleições, de vereador a presidente, deveriam ser realizadas juntas, dando tempo para os governantes administrarem sem ter de se preocupar com eleições de dois em dois anos.

Para Luiz Henrique, o processo de eleição a cada dois anos não permite aos governos tempo para planejarem a médio e longo prazos e assim a nação vive mergulhada no curto prazo, afogada nesse vai e vem desatinado de eleições. “Mal saímos das eleições municipais, já estamos envoltos no debate sobre a escolha dos próximos deputados, senadores, governadores e do presidente da República. Ninguém suporta mais essa sucessão desgastante de eleições a cada dois anos”, destaca.

Ele defendeu a aprovação urgente da proposta de emenda à Constituição (PEC 38/2011) que estabelece mandato de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República.

FIESC APOIA A UNIFICAÇÃO

A diretoria do Sistema Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) vai manifestar apoio ao movimento pela unificação das eleições do Brasil. No final do mês de março, em uma reunião da diretoria da entidade, realizada em Florianópolis, o presidente Glauco José Côrte submeteu a proposta à diretoria, sinalizando que a entidade poderá se manifestar positivamente em relação ao pleito.

Ver comentários
Escrever comentários
Edição Digital
Você acha necessário a implantação de uma delegacia de combate a pirataria?
Sim
Não
ok
Museu