Adjori/SC
Óleos Temperados
Folha do Oeste
São Miguel do Oeste
27/9/2010 10:59:00
$alttext

Óleo Temperado com Pimenta

Ingredientes: 1 litro de óleo de soja; 1 cabeça de alho grande (cortados no comprimento, descascados); 1 pedaço de gengibre; alecrim, orégano a gosto e salsinha desidrata a gosto.
1 pimenta vermelha seca; 1/2 cebola descascada. Preparo: Em um vidro esterilizado, coloque os condimentos, o gengibre, a pimenta, o alho, a cebola e acrescente o óleo. Agite bem e deixe descansar em local fresco e seco por aproximadamente quatro dias antes de utilizar. Dica: use óleo de boa qualidade. Quanto mais curtido, mais vai acentuar o sabor. 
 
Óleo Temperado com Sálvia e Coentro
Ingredientes: 1 litro de óleo de soja; 1 folha de louro; 2 a 3 sementes de coentro; 1 dente de alho picado; 1 raminho de manjericão; 1 bom punhado de sálvia e rosmaninho. Preparo: separe 1 ramo de manjericão e 1 ramo de rosmaninho. Triture finamente o restante dos ingredientes. Num vidro esterilizado, coloque o óleo e misture as ervas trituradas e os raminhos separados. Feche bem o vidro e deixe descansar em lugar fresco e seco. 
 
Óleo Asiático
Ingredientes: azeite de oliva extravirgem; 1 colher (sopa) de molho de soja; suco de 1 limão; 4 ramos de coentro fresco; ½ pimenta vermelha; 1 pedaço pequeno de gengibre. Preparo: descasque o gengibre e rale finamente numa tigela pequena. Adicione o molho de soja e o suco de limão. Pique bem as folhas do coentro e a pimenta e adicione a mistura de gengibre. Coloque o azeite em quantidade suficiente para cobrir o preparado de ervas. Misture bem e deixe tomar gosto. Dica: pode ser guardado por dois dias. Se quiser, coe o óleo e o sabor ficará mais suave. 
 
Óleo Temperado com Manjericão e Limão
Ingredientes: 8 colheres de azeite de oliva extravirgem; suco de 1 limão siciliano; alguns ramos de manjericão fresco; sal e pimenta-do-reino moída na hora. Preparo: No processador de alimentos ou liquidificador, coloque o azeite, o suco de limão e o manjericão, adicione sal e pimenta-do-reino a gosto e bata até obter uma mistura homogênea. Sirva a seguir. Dica: esta mistura dura até dois dias. Se preferir, coe depois de batido para obter um sabor mais suave. 
 
Óleo de Ervas Picadas
Ingredientes: um punhado de uma erva verde fresca ou uma mistura de manjericão, salsa e hortelã; 8 colheres de azeite de oliva extravirgem; vinagre de vinho tinto a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: pique bem as ervas. Coloque-as em uma tigela com o azeite de oliva, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem antes de servir.
Ver comentários
Escrever comentários
Edição Digital
Você acha necessário a implantação de uma delegacia de combate a pirataria?
Sim
Não
ok
Museu