Como está o futebol pelo mundo

AJUSTES Pouco a pouco, a retomada é organizada em diversos países

Expectativa para a prorrogação do contrato de Dourado no Inter

Um novo futebol. Assim como o dia a dia das pessoas, a volta dos eventos esportivos precisará passar por muitas provas e ajustes para acontecer.
Entre as principais ligas mundiais, o Campeonato Alemão foi o primeiro a ser retomado, com jogos realizados no último fim de semana. Esta experiência vai servir de modelo para viabilizar a liberação ou não das competições em outros locais e será uma amostra da nova realidade do mundo da bola em tempos de pandemia.Na Alemanha foram realizados os nove confrontos da 26ª rodada. Os registros mostram menos gols e mais faltas do que antes da pandemia, além de seis atletas lesionados. O controle de higiene e monitoramento, tanto nos treinos quanto nas partidas, é intenso.
Já na Inglaterra a previsão de retomada é o dia 12 de junho. As disputas devem acontecer em campos neutros, mas alguns clubes não concordam. A mesma data de retomada está nos planos da Espanha. Após decreto, a Federação Italiana manteve a suspensão do futebol até o dia 14 de junho. O Campeonato Português deve voltar a ter partidas no dia 4 de junho e o francês foi encerrado faltando oito rodadas para o fim. O PSG foi declarado campeão. Na Holanda a decisão foi de encerrar a competição sem campeão e nem rebaixados.
Na América do Sul, as possibilidades de volta também são analisadas. Uruguai e Bolívia estimam o retorno para o mês de agosto. O Campeonato Argentino já foi concluído e as outras competições seguem sem definição. Colômbia, Chile, Equador e Peru ainda não têm previsões anunciadas. No Paraguai os esportes profissionais devem ser liberados nos próximos dias. A Federação Venezuelana anulou toda a temporada e deixou sem efeito os resultados de seis rodadas que foram disputadas. Uma nova fórmula de disputa deve ser elaborada para um novo campeonato no segundo semestre.
Em comum no Brasil está o desejo de ter bola rolando. A presença de público nos estádios parece distante. O Campeonato Nacional ainda não tem previsão de início, até porque a expectativa é de que antes disso os estaduais possam ser concluídos. Neste aspecto a dificuldade surge porque cada região brasileira está enfrentando diferentes estágios no combate à Covid-19. No Rio Grande do Sul seguem as tratativas para recomeçar o Gauchão na segunda metade de julho. Em Santa Catarina isso pode acontecer ainda no mês de junho.
A Chapecoense fez os testes nos jogadores nesta semana e após o recebimento dos resultados a equipe voltará aos treinos. Em Concórdia, a suspensão das atividades esportivas continua após prorrogação do decreto municipal.

Dupla segue com as atividades

Grêmio e Inter já estão na terceira semana de treinamentos e se preparam para fazer a reaplicação dos testes nos atletas e funcionários. O Grêmio também acompanha rumores de uma possível proposta a ser feita pelo Napoli, da Itália, pelo atacante Everton. No Inter a preocupação está na renovação com Rodrigo Dourado, que deve se confirmar nas próximas semanas.  

891072570.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal FolhaSete