Modalidade em andamento

XADREZ Treinos e competições acontecem de forma online

Professor Maurício e aluno Kauan durante aula virtual

O período ainda é de suspensões de atividades e muitas delas sem previsão de retomada. Mas, mesmo que com adaptações, uma modalidade que teve sequência em Seara foi o xadrez.
Diversas plataformas digitais, que são gratuitas, possibilitam a continuidade da escolinha oferecida pela Superintendência de Esportes e Lazer (SEL) de Seara. "Assim que os treinos foram suspensos, mantivemos contato com os alunos através de grupos de WhatsApp para mandar materiais e agendar as aulas", salientou o professor Maurício Viott. São em torno de 40 minutos a uma hora de aula através da plataforma zoom, que permite a interação entre alunos e professor através de videoconferência. São utilizados sites parceiros da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), que são o lichess.org, chess.com e chess24.com.
São realizadas aulas de segunda a sexta-feira e torneios também diariamente. Para se inscrever pode-se entrar em contato através do telefone/WhatsApp (49) 3452-4081. "Muitos não sabem, mas o xadrez era o segundo esporte mais praticado no mundo. Com a paralisação do futebol, se não superou esta marca certamente está próximo disso. É uma ferramenta educacional e serve para ajudar a criança e o jovem em muitos sentidos. Por isso, fica o convite para quem quiser aproveitar o momento e participar", destacou o professor.
Antes da pandemia era realizado de forma presencial o Circuito Regional Oeste de Xadrez, que agora pode ser ampliado. Viott explica que "de forma online fica mais viável e conseguimos promover junto com os outros municípios torneios todos os sábados. A prática aumentou mais agora". As competições presenciais estão suspensas até o dia 30 de junho. Aguarda-se a definição de novas datas do Estadual e do Pan-Americano, além da definição da Fesporte quanto à realização da Olesc.
Os alunos Aliça Bittencourt, Arian Bittencourt, Eduardo Ballico, Kauê Stivanello, Kauan Salvagni Teles da Silva e Carina Scussel estão participando de torneios promovidos pela FIDE. É o projeto "Xeque-mate Coronavírus", que segue até o dia 16 de junho. São disputas diárias com premiação aos melhores atletas.

Kauan no Pan-Americano

A condição de bicampeão estadual de xadrez sub8, campeão sul-brasileiro e duas vezes medalhista no Festival Nacional da Criança rendeu ao searaense Kauan Salvagni Teles da Silva um convite para participar do Pan-Americano de Xadrez Escolar, promovido por uma escola do Peru. A disputa será online e acontece no próximo sábado. Ele ainda conseguiu patrocínio da Atletas Now, uma rede de relacionamento esportivo. Kauan, agora na categoria sub9, iniciou a prática do xadrez aos quatro anos.

891072570.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal FolhaSete