Iporã do Oeste

Casa Familiar Rural inicia período de pré-matrículas

Vandro Welter

O curso técnico em Agricultura da Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste abriu pré-matrículas a partir de segunda-feira, 14. As matrículas podem ser realizadas a partir de agora e prosseguem durante os próximos meses. Somente em terças-feiras não há expediente para matrículas. Atualmente estão matriculados 89 alunos e, devido à pandemia, estão ocorrendo aulas a distância, observando os decretos governamentais.

De acordo com a diretora, Fabiane Rambo, os alunos interessados devem vir acompanhados de responsável legal para conhecer a estrutura e o funcionamento da escola e também assinar um documento confirmando a intenção de matricular-se.

Fabiane informa que os alunos da Casa Familiar permanecem uma semana na escola e uma semana na propriedade dos pais para aplicar os conhecimentos. Acrescenta que a escola disponibiliza disciplinas do núcleo comum e aulas técnicas. O diferencial da instituição são os projetos como aulas no campo experimental, viveiro pedagógico, horta e jardinagem.

Conforma a diretora, o propósito é aprender a teoria para aplicar nas propriedades. "A formação também inclui visitas semanais até propriedades que são referência na região. Os alunos igualmente costumam participar de palestras técnicas por meio de parcerias com universidades da região", enfatiza Fabiane Rambo.

Segundo a diretora, o educandário está percebendo uma procura cada vez maior e acreditam que deva ser em função do incentivo dos pais para que seus filhos permaneçam na agricultura e sejam sucessores das propriedades.

A ESCOLA RURAL 

O curso técnico em Agricultura da Casa Familiar Rural Esperança iniciou o ano letivo recebendo 39 alunos novos que constituem o quadro de estudantes do primeiro ano do ensino médio. Ao todo a escola atende 89 alunos dos municípios de Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga, Tunápolis, Mondaí e Santa Helena.

DIREÇÃO 

Em fevereiro também aconteceu a troca de direção na escola. A diretora anterior, Liane Wendemburg, havia entrado em licença maternidade. No lugar dela assumiu a professora Fabiane Rambo, tendo como auxiliar o professor Élio Kuhn. A nova diretora já atuava na Casa Familiar Rural na condição de assessora de direção e lecionava as disciplinas de biologia e química.

PARCERIAS 

A Casa Familiar Rural possui uma expressiva parceria com o Estado, que há anos paga o salário dos professores. Além disso, o Estado auxilia com material de limpeza, expediente, alimentação e contribui no planejamento pedagógico. Há também as parcerias e convênios com os municípios da região. A maior parceria é com o município de Iporã do Oeste, que cede o prédio, paga energia elétrica, água, auxilia com recursos para alimentação, manutenção, alojamento e custeia despesas de locomoção em eventos educacionais da região.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907