Conservatório de música de Itapiranga está com inscrições abertas

Jeferson Müller

O conservatório iniciou suas atividades em 15/04/2019, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação da Orquestra de Itapiranga com o objetivo de ofertar cursos de música gratuitos para crianças, jovens e adultos na cidade e também em polos do interior do município. 

Conforme o coordenador pedagógico, Henrique Drebel, o programa surgiu da ideia de unificar os sistemas de ensino de música no município, ou seja, as escolinhas de música da Orquestra e do Departamento de Cultura, criando um modelo de ensino musical com uma metodologia unificada e cursos diferenciados, para melhor atender a população.

No ano de 2019 foram atendidos 456 estudantes, entre crianças, jovens e adultos divididos em 10 cursos: violão, violino, violoncelo, canto e técnica vocal, teclado, acordeon, bateria, percussão, musicalização infantil e instrumentos de sopro.

A diretora de Cultura, Daniele Fengler, explica que o nome, "Conservatório de Música", veio de encontro aos objetivos do programa, que, além de ser um local dedicado ao ensino da música, objetiva a conservação das artes, em especial a música, bem como a formação de crianças e jovens para atuarem nos grupos musicais do município, a exemplo da Banda Municipal, corais e Orquestra, a fim de que estes grupos possam ter material humano disponível no futuro, para continuidade de suas atividades culturais.

Para 2020 o conservatório oferecerá vagas para turmas novas em todos os cursos, além de manter as turmas em módulos mais avançados de estudo. As inscrições acontecem de 10 a 16 de fevereiro, online no site da prefeitura (itapiranga.atende.net), ou através do departamento de Cultura junto a Prefeitura Municipal. O conservatório também disponibiliza turmas especiais para adultos. O início das aulas será dia 17/02.

Henrique Drebel destaque que as aulas acontecem na sede do conservatório, no 2º piso da antiga escola São Vicente, e também em polos do interior: Linha Becker, Santo Antônio, Sede Capela, Popi, no bairro Santa Tereza e neste ano de 2020 um novo polo em Linha Dourado.

O novo espaço, na antiga Escola São Vicente, foi fundamental para o desenvolvimento das atividades. Os professores e alunos tem salas ambiente com materiais e instrumentos necessários para cada curso. Além de facilitar o acesso por ser no centro da cidade.

"Primeiro ano foi muito produtivo, teve um grande número de alunos, muito mais do que o esperado. São 8 profissionais atuando nas diversas modalidades, contemplando também os grupos culturais já formados, a exemplo da Banda Municipal, Orquestra de Itapiranga, Coro de Vozes Masculinas e Fanfarra", destaca Daniele Fengler.

O departamento de Cultura convida todos os interessados para participarem dos cursos disponibilizados gratuitamente pelo Conservatório de Música.

Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907