EDUCAÇÃO

Lenir Luft Schmitz se despede da Uceff Itapiranga

Após um ciclo de quase 14 anos de atuação na instituição, Lenir se despediu oficialmente. Professora, Pedagoga com Mestrado em Pedagogia, ela exercia a função de Pró-Reitora Acadêmica da Uceff Itapiranga. Lenir acompanhou a significativa evolução da Fai Faculdades até a atual Uceff. Em reportagem especial ela destaca os principais desafios enfrentados ao longo da carreira pedagógica e as expectativas futuras.

Força d'Oeste: Em que ano você começou a atuar na instituição? Como era a FAI nessa época? 

Lenir: Comecei a atuar na FAI (hoje Uceff) em março de 2005 como professora e assessora dos cursos de Extensão. Estes cursos eram desenvolvidos no Oeste catarinense e no Noroeste gaúcho através de parcerias com prefeituras, secretarias de educação e empresas.

Lembro-me que nessa época a instituição estava vivenciando o seu processo de consolidação na região. Éramos uma faculdade nova, com cursos novos e uma equipe muito motivada e comprometida com este projeto. Aliás, este é um elemento significativo na história da FAI/Uceff que sempre buscou promover a qualidade e a credibilidade das atividades desenvolvidas e dos cursos ofertados, através do engajamento das equipes de trabalho.

FO: Quais os cargos que você exerceu? 

Lenir: Durante o período em que estive na instituição atuei como professora, coordenadora do curso de Pedagogia, Extensão e Pós-graduação. Posteriormente, em 2010 atuei como Procuradora Institucional e no ano de 2012 assumi a direção de ensino, função esta, que com o processo de implantação do Centro Universitário transformou-se na Pró-Reitoria Acadêmica.

Em todas estas funções aprendi muito e só tenho a agradecer a todos os gestores, coordenadores, professores, técnico-administrativos e os terceirizados que fizeram parte destas equipes. Não há como mencionar nomes, pois foram muitos profissionais e também os estudantes de graduação e pós-graduação que cruzaram a minha história nestes anos de atuação na FAI/Uceff e a todos estes, expresso a minha gratidão pelos anos de convivência que tivemos.

FO: Neste período, como você avalia a trajetória e crescimento da instituição? 

Lenir: Foi um período muito especial para a instituição e para as pessoas que nela estudaram e trabalharam. Estes anos foram permeados por muito trabalho e a superação gradativa dos obstáculos e desafios diários que resultaram no crescimento e fortalecimento contínuo da FAI, culminando em 2018 na implantação do Centro Universitário e a sua integração ao Projeto Uceff. Aliás, com a consolidação deste projeto, a instituição passou a assumir uma identidade regional resultando em 3 campus: sendo 1 aqui em Itapiranga e mais 2 em Chapecó.

No período em que atuei na FAI (hoje Uceff) pude acompanhar 3 ciclos distintos, sendo o primeiro que foi o de implantação da sede própria, no campus atual, sediado no Bairro Universitário em Itapiranga, seguindo-se a consolidação dos primeiros cursos ofertados; o segundo que foi o de expansão deste campus na sua infraestrutura física, administrativa e pedagógica; e o terceiro ciclo que foi marcado pelo processo de inovação e profissionalização da IES, resultando na implantação do Centro Universitário.

FO: Quais foram as principais diferenças e avanços no que tange ao aprendizado e métodos de ensino do começo da instituição até os dias atuais? 

Lenir: A FAI desde o seu início teve uma atenção especial para com a qualidade das suas atividades e dos cursos ofertados. Durante o período em que estive na instituição procurei zelar, juntamente com toda equipe, para garantir qualidade da formação oferecida na instituição, tanto nos cursos de graduação e pós-graduação quanto nas atividades de extensão e de iniciação científica. E o trabalho em equipe, sem dúvida, foi fundamental para consolidar este belo projeto institucional.

Em termos de avanços relacionados ao aprendizado e as metodologias de ensino aprendizagem a evolução da FAI/Uceff foi contínua e aconteceu de forma ascendente, ou seja, gradativamente fomos aperfeiçoando as práticas pedagógicas, com a utilização de metodologias ativas, aulas práticas, implantação de salas e ambientes interativos, utilização de novas tecnologias, plataformas digitais, implantação e melhoria contínua dos laboratórios, desenvolvimento de projetos integradores/interdisciplinares, dentre outras ações, que contribuíram de forma significativa e contínua no crescimento institucional.

FO: Quais foram os maiores desafios ou dificuldades encontradas neste tempo de trabalho? 

Lenir: Foram muitos os desafios encontrados neste período em que trabalhei na FAI/Uceff, dentre os quais posso citar: formação e contratação de professores em algumas áreas, nas quais a demanda de profissionais ainda era escassa, estruturação dos laboratórios e salas de aulas para os novos cursos, alinhamento dos gestores e das equipes, avaliação dos cursos e a implantação do Centro Universitário, etc. Todos estes desafios, porém, foram sendo superados pelo espírito empreendedor dos mantenedores e pelo comprometimento e dedicação das equipes de trabalho.

Em relação as dificuldades encontradas, todas elas serviram para o crescimento profissional e pessoal. Durante a minha atuação profissional procurei transformar as dificuldades em possibilidades. Sempre acreditei na vontade humana de poder evoluir e superar os desafios cotidianamente. E isto fez toda a diferença na superação das possíveis dificuldades.

FO: O que o trabalho na instituição agregou para a sua vida profissional e pessoal? 

Lenir: Com certeza, este trabalho agregou muito na minha vida pessoal e profissional. A atuação no Ensino Superior foi um período importante da minha carreira e da qual levarei muitos aprendizados para a minha atuação profissional futura.

Muito do que apliquei no Ensino Superior aprendi e desenvolvi na minha atuação na Educação Básica aqui no município de Itapiranga atuando nas escolas de La. Dois Saltinhos, La. Coqueiro, La. Beleza, Santa Teresa Baixo e Alto, Bairro do Parque, EMEI São Vicente, Creche Elisabeta Rost, Escola Porto Novo, Colégio São Vicente, SAFA e na Secretaria Municipal de Educação.

Enfim, diante da conclusão deste ciclo profissional no município de Itapiranga, sinto-me imensamente agradecida por todas as atividades profissionais que pude desenvolver na área do magistério do Município de Itapiranga, tanto nas escolas da Rede Municipal e Estadual, quanto na rede privada.

FO: Quais são os seus próximos desafios? Para onde você vai? Que função irá atuar? 

Lenir: Passarei a desenvolver minhas atividades profissionais junto ao Centro Universitário FAG de Cascavel - PR. Atualmente eu planejava permanecer na Uceff, especialmente pela abrangência regional deste projeto. Entretanto, a vida é feita de ciclos e, neste momento, vou abraçar este novo ciclo profissional com muita dedicação e empenho.

Na nova instituição irei atuar na Coordenação Pedagógica dos cursos de graduação. Além disso, seguirei minhas atividades e cursos na área do Desenvolvimento Humano e Saúde Integral. Também continuarei apoiando e me relacionando com a Uceff, especialmente nas parcerias que forem possíveis de serem realizadas entre as duas instituições.

FO: O que de bom ficará dos anos que trabalhou na instituição? 

Lenir: Destes anos de atuação no Projeto FAI/Uceff levarei muitas boas lembranças de todas as pessoas com as quais trabalhei, especialmente: das aulas e formações ministradas, das conversas formais e informais com as equipes e gestores, dos encontros com os docentes, dos cumprimentos cordiais dos colegas de trabalho, dos bate-papos com os estudantes e egressos, da chegada dos calouros, da adrenalina dos vestibulares, das emoções vivenciadas nas formaturas, do lançamento dos novos cursos, das conquistas nas avaliações do MEC e de tantos outros momentos, que foram muito marcantes nestes 13 anos e 9 meses em que atuei na Uceff.

Gratidão a todos que compartilharam comigo esta trajetória!!! Desejo sempre muita prosperidade ao Projeto Uceff e muito sucesso aos novos gestores!!

FO: Deixe sua mensagem de agradecimento aos estudantes, colaboradores e amigos. 

Lenir: Expresso e agradeço aqui a minha singela gratidão a todos que de alguma forma participaram desta história.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907