Itapiranguense atua como treinador na Azuriz

Tiago Butzge

A Azuriz é um clube-empresa com foco nas categorias de base no Brasil. O clube está localizado na cidade de Marmeleiro no Paraná, cidade com cerca de 13 mil habitantes. Em funcionamento desde fevereiro de 2018, o clube tem como objetivo principal a captação e formação de atletas, especialmente na faixa dos 10 aos 16 anos.

Com o intuito de captar talentos, alguns grandes clubes do Brasil já visitaram a sede do clube. São eles: Vasco, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Flamengo, Fluminense e Athlético-Pr. Além disso, o clube visa formar parcerias com estes clubes.

Juntamente com a fundação da Azuriz Futebol Clube, surgiu o interesse pelo trabalho no itapiranguense Lucir Guareschi Jr.

Filho de Lucir Pedro Guareschi e Cleusa Soethe Guareschi, o jovem de 26 anos é formado em Educação Física (Bacharelado) pela UNOESC de São Miguel do Oeste. Possui capacitação para atuar como treinador em categorias de base e também até a terceira divisão do futebol profissional. De acordo com ele, o objetivo para 2020 é se capacitar junto a CBF.

"O interesse do clube no meu trabalho surgiu antes da fundação do projeto, especificamente em 2017. Foi neste ano que fizemos um trabalho interessante no Esporte Clube Cometa, onde nos sagramos campeões da Fase Oeste do Estadual de Amadores. Com o acompanhamento do meu trabalho, surgiu a oportunidade para ingressar no clube. Primeiro contato foi através do coordenador metodológico do clube Eliéser Livinalli e pelo atual vice presidente e sócio Robson Ramos", destaca.

Como em qualquer emprego, o primeiro ano de Lucir foi complicado, pois o clube ainda estava se estruturando no cenário esportivo. Mesmo assim, dentro de campo as equipes comandadas pelo jovem obtiveram resultados positivos. Em seu primeiro ano, Lucir comandou a categoria Sub-13, Sub-14 e foi auxiliar na categoria Sub-15.

"No Sub-13 fechamos o ano com uma turnê em Curitiba onde enfrentamos os clubes grandes do estado do Paraná. Fomos bastante competitivos. Já no Sub-14 ficamos com o título do Paranaense do Bom de Bola, com isso me firmei no clube. Em 2019, mudei de categoria e assumi o Sub-15. Nesta categoria disputamos a Copa São João, onde obtivemos o título, com destaque para o melhor ataque e melhor defesa da competição", diz.

Guareschi também teve ótima participação na categoria Sub-13 onde participaram de duas competições. A primeira foi a Copa Tupandi, onde obtiveram o título, com a melhor defesa e a premiação do atleta destaque. A segunda competição foi a Fronteira Cup, onde se sagrou campeão, disputando contra a equipe do Paraná, Avaí e Internacional.

"Agora, no final de janeiro, estaremos disputando a maior competição da categoria Sub-14 da América do Sul. Haverá a participação de clubes como o Internacional, Grêmio, Palmeiras, Goiás, Alianza Lima do Perú, equipes da Argentina e Paraguai. Será um torneio de alto nível", destaca.

Seu objetivo principal no clube é crescer, evoluir para, no futuro, poder comandar uma equipe de futebol profissional na categoria adulta. A curto prazo Lucir tem o objetivo de crescer dentro da Instituição.



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907