Rota da Fé marcará 50 anos da paróquia de Tunápolis

Natur Cicloturismo

No dia 20 de setembro a paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis comemora 50 anos de fundação. A programação prevista não pode ser realizada por conta da pandemia. Mas, surgiu um evento que promete marcar o aniversário e ainda ser uma experiência de fé para os ciclistas. É a Rota da Fé, que será realizada no sábado, 19, um dia antes do aniversário.

Conforme Vanduir Matias Deters, da Natur Cicloturismo, organizadora do trajeto, mais de 90 quilômetros serão percorridos pelo interior. Em reunião realizada na paróquia na última sexta-feira, 4, foram definidos detalhes do roteiro. "Devido a distância e altimetria, não será possível passar em todas as comunidades", explica Vanduir.

Conforme o Pe. Ignácio Kolling, as comunidades estão sendo motivadas a se envolverem com a organização dos locais de bênçãos e de motivação aos participantes da rota. "Estamos preparando para que este seja um momento de fé e bênçãos vividos pelos participantes e de conexão com as comunidades", enfatiza.

A programação inicia às 6h30 com café nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz, em Tunápolis. Antes da largada, às 7h, acontece a oração de envio em frente a cruz da 1ª missa. O roteiro passará por Pitangueira, Conceição (bênção da Imaculada Conceição), Goretti, São Sebastião, São Pedro (parada para lanche) e São José (bênção do trabalhador e da família), no período da manhã. Durante a tarde a Rota da Fé segue por Cantina (bênção da Saúde), Quadro Santo Antônio, Bela Vista (bênção da garganta), Santa Helena e encerra em frente a igreja matriz e réplica da 1ª igreja de Tunápolis.

Devido a pandemia e as regras de vigilância em vigor, o evento terá um número limitado de participantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 11/09. Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais da Natur Cicloturismo ou pelo WhtasApp 991131413.

História

A origem do nome dado à paróquia é por causa dos três riachos da cidade que juntam. A simbologia do 'três em um' é representado pela Santíssima Trindade, a verdadeira comunidade. Oficialmente, a paróquia foi instalada em 20/09/1970 por Dom José Gomes. O 1º pároco foi o Pe. Wunilbaldo Steffen. Os Jesuítas coordenaram o trabalho até o ano de 2005. Desde então, os padres diocesanos assumiram o trabalho. A paróquia é formada por comunidades de Tunápolis, Santa Helena e Itapiranga.



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907