Bebidas Grasel, com apoio da Cervejaria Fritz Bier, lança projeto #lixozero

A ideia é dar força às campanhas nacionais existentes e que buscam produzir menos lixo. O foco da empresa está em diminuir e, se possível for, até extinguir copos descartáveis dos eventos. A frase "Não basta RECICLAR. É preciso também REUTILIZAR E REDUZIR, vem de encontro ao objetivo principal do projeto que é fazer com que as pessoas adquiram um copo padrão, como os utilizados para chopp por exemplo (tamanho 400 ml) e que levem o mesmo pra casa. Ou seja, permaneçam o evento todo com o seu copo, e num próximo evento, já se dirijam ao local de posse do seu copo. Assim ele precisaria ser comprado apenas uma vez. Feito de polipropileno, o copo é de material resistente e permite que seja reutilizado quantas vezes for preciso. 

"Temos uma preocupação muito grande em relação ao lixo que produzimos. Embora este tenha diminuído consideravelmente a partir da inserção do chopp nos eventos, já que agora a pessoa recebe apenas 1 (um) copo com a sua bebida e não mais 1 (um) copo e 1 (uma) lata como era antes (quando a cerveja lata era a bebida mais consumida em bailes e festas). Ainda assim a quantidade de lixo produzida em eventos com os copos é, na minha opinião, um absurdo desnecessário. Quantos será que já fizeram uma reflexão e pararam para pensar em qual o destino de toda essa quantidade de sacos cheios de material reciclável ao final das festas. O que precisamos deixar claro, é que não estamos questionando a cultura do povo em usar as lixeiras, mas sim a quantidade de lixo que ainda produzimos. Portanto, o objetivo deste projeto é reduzir ao mínimo possível ou até extinguir essa produção de resíduos ao meio ambiente", diz Jonathan Grasel, idealizador do projeto.

Quando perguntado sobre a aceitação do projeto pela comunidade em geral, Jonathan afirma: "com certeza haverá alguma resistência e reclamações iniciais, mas a ideia é ir aos poucos conscientizando a população de que é nossa obrigação de cidadão fazer mais pelo meio ambiente. Vemos nas escolas campanhas muito fortes com as crianças, que estão cada vez mais conscientes e talvez nós, o público adulto, ainda não acordamos para a realidade e não nos damos conta de que mudar atitudes e procurar alternativas de fato sustentáveis seja incumbência nossa".

Perguntado sobre outros benefícios dessa iniciativa, Jonathan salienta que este hoje é um custo das entidades, que já tem grandes dificuldades em se manter, tendo em vista as inúmeros exigências para se manter ativa e atuante. Assim sendo, estas fariam uma economia no que se refere ao copo, além de também contribuir com a questão ambiental.

Se o projeto vingar, já existem estudos para a compra de uma lavadora industrial, o que possibilitaria que o copo fosse vendido, comprado de volta ao final e lavado dentro das normas para reaproveitamento em outro evento.

Noite do Rock no Termas São João será evento teste e lançamento do Projeto #LIXOZERO

O Núcleo do Jovem Empreendedor da ACISJO aceitou o desafio e fará o lançamento do Projeto #LIXOZERO no evento que acontece no dia 17/08, próximo sábado, no auditório do Termas São João.

Nesta noite, o consumidor será orientado e incentivado a comprar o seu copo para utilizar durante todo o evento, levar para casa, higienizar e fazer uso do mesmo numa próxima oportunidade. Ainda será disponibilizado o copo descartável tradicional, o que servirá como termômetro para ver quanto de economia de lixo se conseguirá fazer e ter bases para próximos eventos neste padrão.

Conforme Ariel Halmenschalger, coordenador do Núcleo "a ideia é fantástica, foi apoiada por 100% dos nucleados e estamos confiantes de que estamos dando mais um importante passo na questão da conscientização ambiental dentro do município de São João do Oeste, que já é uma cidade que prima por deixar os ambientes limpos, é referência na questão de organização e limpeza dando bons exemplos, como aconteceu na última semana alemã. E acredito, com a força que temos como núcleo, podemos levar esta ideia para toda a região e para o Estado". Fica o convite para mais uma noite de quebra de paradigmas e festa no Termas São João.

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907