São João do Oeste promove 2º Simpósio de Turismo

Vandro Welter

A programação aconteceu na noite de segunda-feira, 26, na câmara de vereadores . O evento teve como tema "Projetando o Futuro: ações para o desenvolvimento do turismo". O palestrante foi o secretário de Turismo de Canela/RS, Ângelo Sanches Thurler, e a debatedora foi a consultora de turismo do Sebrae, Karla Hall. Aproximadamente 80 pessoas participaram do simpósio, a maioria empresários. 

Conforme o presidente da Acisjo, Jonathan Grasel, o palestrante e a debatedora surpreenderam os participantes com informações e experiências bem-sucedidas no ramo de turismo. Jonathan entende que está na hora de projetar o futuro para o melhor desenvolvimento do turismo e, consequentemente, da cidade.

Ângelo Sanches Thurler enfatizou o sucesso turístico de Canela/RS e destacou várias potencialidades de São João do Oeste para alavancar o setor. Atualmente o município recebe aproximadamente 70 mil turistas ao ano em função do Termas São João. Thurler enfatizou a importância de união entre o poder público, empresários e a comunidade para o desenvolvimento do setor. Para ele, o turismo é pensado para beneficiar em primeiro lugar a população local, abrindo possibilidades interessantes também para o turismo rural.

Segundo o palestrante, a cidade de Canela respira e vive turismo. O setor já seria responsável por 90% da arrecadação daquele município. "O município da Serra Gaúcha identificou o grande potencial para explorar esse mercado que é o que mais cresce no mundo e que é responsável pela geração de um em cada cinco empregos no planeta".

De acordo com o secretário de Turismo de Canela, a mudança na economia da cidade por meio da atividade turística começou primeiro entre os habitantes do local. Foi gerada uma sensação de que a cidade teria potencial para receber turistas. Moradores e o trade local se imbuíram da missão de receber bem e surpreender os visitantes. "O que fica na cabeça das pessoas é aquilo que elas vivenciam. Se o turismo não for feito com humanidade, não é turismo, se não oferece experiência, não ensina. Fazemos de tudo para que os nossos visitantes divulguem a nossa cidade e voltem", ressalta.

O secretário de Turismo, Ângelo Sanches Thurler, ainda enfatizou a estratégia das cinco palavras mágicas no turismo (receber, hospedar, alimentar, entreter e despedir-se). Igualmente destacou a importância do foco estratégico no resgate dos potenciais turísticos, culturais, de identidade da cidade e geração de autoestima.

O 2º Simpósio de Turismo foi uma realização da Acisjo, do Programa de Apoio Empresarial, da Facisc e do Sicredi. Ainda teve o apoio da Lac Lélo e Fritz Bier.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907