ITAPIRANGA

Última grande enchente do rio Uruguai completa 5 anos

Fotos: Camila Stuelp | Rafael Stuelp

Há 5 anos, Itapiranga e região vivenciavam uma das maiores catástrofes naturais da história. Uma das grandes enchentes de que se tem notícia havia ocorrido no ano de 1983. Após isso, foi em 2014 que o município sofreu com alagamentos, quando o rio Uruguai atingiu a marca dos 14,59 metros acima do nível e causou mais de R$ 5 milhões em prejuízos.

Foram aproximadamente cinco dias de muita chuva em diversas regiões do estado, o que fez com que o volume de água fosse incontrolável. Mais de 100 famílias e 80 empresas tiveram que ser evacuadas, muitas delas não tiveram tempo de retirar todos os móveis ou materiais, tendo prejuízos consideráveis. A prefeitura e os centros de saúde também tiveram que ser evacuados às pressas. O abastecimento de água foi prejudicado e acabou suspenso.

No dia 25 de junho de 2014, uma quarta-feira, o rio começava a preocupar os moradores. No sábado, 28 de junho , o nível do rio Uruguai alcançou o seu pico, com 14,59 metros acima do leito. Em seguida começou a estabilizar e diminuir. No outro dia, o rastro de destruição pelas ruas da cidade era alarmante. O cenário visto após as águas começarem a diminuir era de muita lama, galhos, lixo e sujeira. A população da cidade e do interior, em mutirão, começaram a reconstrução e limpeza. Os dias após a enchente foram complicados, com famílias e empresas tentando contabilizar os prejuízos. Estragos perduraram por muito tempo, principalmente na avenida Uruguai.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907