Acadêmicos de Odontologia da UCEFF de Itapiranga iniciam aulas práticas

Assessoria de Comunicação

Depois de algumas semanas de aulas teóricas em sala tradicional os calouros das primeiras turmas de Odontologia da UCEFF Itapiranga começam a frequentar os laboratórios para atividades práticas. De acordo com a coordenadora, professora Marina Lermenn Vidal, para que os estudantes pudessem acessar os laboratórios primeiro foi necessário confeccionar os jalecos, entregues na última semana. "Agora os alunos estão aptos a circular pelos laboratórios e iniciar às práticas relacionadas as teorias repassadas pelos professores", ponderou a coordenadora.

A disciplina de microbiologia, imunologia e parasitologia, ministrada pela professora Débora Teichmann, tem por objetivo oportunizar o acadêmico conhecer a composição das principais estruturas dos micro-organismos, seu crescimento, metabolismo e reprodução, aplicando assim métodos de controle microbiano. Os estudantes, no laboratório de microbiologia, usaram a técnica de coloração de Gram para diferenciar os tipos de bactérias. Segundo a professora, na Odontologia, os agentes infecciosos são vários, sendo importante que os acadêmicos façam o estudo desses micro-organismos podendo assim traçar medidas de prevenção e tratamento.

Já a coordenadora, Marina, responsável pela disciplina de anatomia e escultura dental diz que esta representa o primeiro contato do acadêmico com as estruturas dentais. Nela além da teoria são dadas aulas práticas onde o aluno realiza escultura em cera de todos os elementos dentários em tamanho natural.

A disciplina de processos anatômicos, fisiológicos e histológicos do corpo humano tem por objetivo identificar e conhecer os aspectos gerais da anatomia, histologia e fisiologia humana, identificando e localizando as estruturas que compõem os diversos sistemas orgânicos e compreendendo sua funcionalidade básica e às relações com o campo de atuação do cirurgião-dentista. Esta disciplina proporciona ao estudante um aprendizado do funcionamento normal e dos mecanismos gerais e particulares dos diversos tipos de tecidos, órgãos e sistemas orgânicos que compõe o corpo. As aulas são teóricas em sala de aula e práticas nos laboratórios de anatomia, histologia e fisiologia onde os alunos manuseiam as peças anatômicas, as lâminas histológicas e desenvolvem atividades que relacionam os sistemas orgânicos com a odontologia, ministradas pelos professores Leonardo Fabião e Leonardo Rinaldi.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907