ITAPIRANGA

Conselho Tutelar desenvolve campanha para defender os direitos das crianças e adolescentes

| Tiago Butzge / Divulgação

18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Esta data é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O Conselho Tutelar de Itapiranga busca garantir e defender os direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros destacam que a entidade está à disposição do povo itapiranguense. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, o Conselho Tutelar do município está atendendo. "É importante que, enquanto Conselho Tutelar, possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet. Além disso, temos uma importante reflexão conjunta: "como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?".

IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA

Você pode agir e proteger nossas crianças e adolescentes. Disque 100 ou pelos fones como denúncia anônima: 3677 0321 ou 984232874 no plantão.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907