Falece Lauro Schoeler, sócio fundador do frigorífico Safrita de Itapiranga

Tiago Butzge

Lauro Schoeler, autêntico pioneiro de Porto Novo, faleceu aos 96 anos às 4h da madrugada no Hospital São José de Tijucas. Com idade avançada, ele sofreu com uma infecção agravando problemas de saúde.

Aos 96 anos, era o único filho vivo de José e Bertha Stahl Schoeler, cuja família imigrante construiu, em 1928, o primeiro hotel de Porto Novo, em Linha Sede Capela, cuja edificação está sendo reconstruída na Vila Germânica (projeto idealizado por Inácio Oswald), em Linha Cordilheira. Logo na chegada a Porto Novo, a família instalou também uma casa comercial, cujo empreendimento foi transformado na conhecida Comercial Schoeler. Empreendedor, nas décadas de 1960 a 1980, Lauro foi responsável pela construção e instalação dos frigoríficos Safrita (atual JBS) em Itapiranga e Peperi (atual Aurora Alimentos) em São Miguel do Oeste.

Na função de presidente do Grupo Safrita, foi um dos responsáveis pela instalação da agência do Banco do Brasil em Itapiranga. Tradicional comerciante em Itapiranga, Schoeler mudou-se para o litoral catarinense há aproximadamente 30 anos.

O sepultamento ocorreu nesta quinta-feira  em Itapema/SC onde residia atualmente.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907