Governo de SC divulga regras para funcionamento de restaurantes e academias

Autorização vale a partir desta quarta-feira, 22, e prevê uma série de restrições de contato pessoal

RCN

O governo do Estado de SC anunciou nesta terça-feira (21) as regras para funcionamento de shoppings, centros comerciais, galerias, academias e atividades físicas ao ar livre. A regulamentação será publicada no Diário Oficial do Estado e prevê uma série de restrições para o público e de comportamento. As atividades já estão liberadas a partir desta quarta-feira (22).

O governo editou três portarias. Uma delas estabelece normas para o funcionamento de restaurantes, como obrigatoriedade do uso de máscara e de higienização das mãos. Caso o estabelecimento tenha buffet, um funcionário deve orientar sobre a obrigatoriedade de nova higienização das mãos e do uso de luvas descartáveis enquanto o cliente se serve. 

A portaria também prevê um raio de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Segundo o documento, o distanciamento corresponde aos clientes e não às mesas ou cadeiras. O texto orienta os estabelecimentos a sinalizarem o local conforme a norma.  

Outra portaria faz o regramento para shoppings, galerias e centros comerciais. A diretriz prevê a presença de um funcionário na entrada dos locais para orientar sobre o uso obrigatório de máscaras e de higienização das mãos.  

No caso dos shoppings, a novidade é o horário reduzido. O funcionamento está autorizado de segunda a domingo entre 12h e 20h para as lojas e outros estabelecimentos, e até 22h para a praça de alimentação. A portaria também prevê 1,5 metro de distanciamento entre os clientes.   

O texto proíbe a prova de itens de vestuário, como calçados e roupas, e também de itens de maquiagem. Cinemas também seguem suspensos.  

Para academias, o governo permite o funcionamento dos estabelecimentos, mas exige um prazo máximo de tempo para a permanência dos clientes. A liberação vale apenas para atividades físicas individuais. Esportes coletivos ou atividades em que há contato físico estão proibidas.  

O texto permite a prática de atividades físicas em praias, praças e parques, mas proíbe a permanência no local. O exercício também deve ser feito de forma individual.  

"Nós estamos liberando mais atividades, mas ao mesmo tempo elas têm várias restrições para que a gente tenha consciência do problema e que a gente assimile esses novos comportamentos na nossa rotina diária", disse o governador Carlos Moisés da Silva. 

Nessa segunda-feira (20), o governo havia anunciado a liberação para igrejas e templos religiosos. A regra estabelece que o local comporte apenas 30% do limite total de público e que o atendimento aos integrantes dos grupos de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes deverá ser realizado exclusivamente em domicílio, entre outras normas.  

Santa Catarina tem atualmente 37 óbitos por Covid-19. Além disso, são 1.091 casos confirmados em 100 municípios. A lista é liderada por Florianópolis (240), Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (60), e Balneário Camboriú (59).  


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907