SÃO JOÃO DO OESTE

Grupo de Danças Liebe Zum Tanz: uma história dedicada à cultura alemã

Os ensaios são semanais e contam com a participação de 130 dançarinos

Vandro Welter
Em março o grupo apresentou-se na cidade de Restinga Sêca/RS

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Liebe Zum Tanz está em atividade há 27 anos e neste período passou por várias reestruturações, aumentando o número de integrantes e fazendo-se ativo e engajado em questões relacionadas à cultura germânica predominante em São João do Oeste. Há anos participando de eventos folclóricos na região Sul, os dançarinos foram amadurecendo a ideia de criar um evento que enfatizasse os traços culturais germânicos existentes no município com uma semana inteira de atividades e programações alusivas. A ideia tornou-se realidade após o engajamento do poder público municipal e o apoio de várias empresas locais. Nasceu a partir daí a Semana Alemã. Em julho ocorre a décima primeira edição.

Conforme o integrante do grupo de danças, André Klunk, antes do surgimento da Deutsche Woche já aconteciam eventos paralelos alusivos à cultura alemã, contudo, sem grande expressividade. Segundo André, o grupo de danças divulga São João do Oeste anualmente em suas inúmeras apresentações em cidades da região Sul, participando de encontros regionais de danças, festivais da canção alemã, gincanas culturais e intercâmbios interestaduais.

"Além dos ensaios semanais, por várias oportunidades o grupo reúne-se para confraternizações e momentos de lazer. Nessas oportunidades aprofundam-se os laços de amizade e integração. Essas confraternizações rotineiras servem também como estímulo aos integrantes", enfatiza.

De acordo com André Klunk, os dançarinos estão neste momento retribuindo as visitas aos grupos que participaram de edições anteriores da Deutsche Woche. Segundo ele, nestas participações e viagens sempre é reforçado o convite para que estes participem da 11ª Deutsche Woche que vai ocorrer de 20 a 27 de julho.

Surgimento 

O Grupo de Danças Liebe Zum Tanz surgiu em 1992 em La. Macuco/São João do Oeste. Na década de 90 vários grupos folclóricos surgiram em comunidades da região. Em busca de emprego e estudo, muitos jovens saíram de suas localidades e tornou-se cada vez mais difícil manter o funcionamento de grupos de dançarinos. Em 2005 aconteceu a junção do grupo Liebe Zum Tanz com o grupo Edelweiss da cidade. Dessa fusão, originou-se um grupo homogêneo, conciso e com grande número de integrantes. Atualmente participam 130 dançarinos de todas as comunidades. Os integrantes dividem-se nas categorias adulto (60), mirim (26), infantil (24) e juvenil (20). Trata-se do único grupo de danças folclóricas alemãs remanescente em São João do Oeste.

Organização 

O grupo está ligado à Associação Cultural Alemã de São João do Oeste (Acasjo). Igualmente filiado à Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina (Laaosc). Além disso, está vinculado à Associação Cultural de Gramado/RS. Por meio dessas associações é facilitada a participação em cursos de aperfeiçoamento e seminários de danças.

Agenda 

As atividades do grupo Liebe Zum Tanz em 2019 iniciaram no mês de janeiro com a participação dos coordenadores em cursos de formação realizados em Gramado/RS e em Blumenau.

Em fevereiro iniciaram os ensaios na categoria adulta, com a abertura das inscrições e participação de novos dançarinos. Em março, aproveitando o feriado de Carnaval, o grupo promoveu uma viagem para o litoral, especificamente para a cidade de São Francisco do Sul. Além disso, participou de encontro de grupos realizado na cidade gaúcha de Restinga Sêca. Os ensaios das categorias infantil e juvenil igualmente iniciaram em março.

Neste semestre o grupo ainda deverá participar do 2º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos na cidade de Timbó, do Encontro de Dançarinos na cidade de Saudades, Encontro Regional de Grupos Folclóricos Infanto/Juvenis da LAAOSC em São José do Cedro, Encontro Regional de Grupos Adultos da LAAOSC em La. Catres/Mondaí e participação do Tanzboden em Curitiba/PR.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907