CORONAVÍRUS

Grupo de voluntários divulga carta aos itapiranguenses

Carta aos itapiranguenses

Ao longo da história, Itapiranga sempre foi referência no trabalho comunitário. Já em 1964, com a visão arrojada de visionários empreendedores, foi elaborado o primeiro Plano de Negócios, uma iniciativa inédita na região. Surgiram então os primeiros frigoríficos, uma das primeiras cooperativas de crédito do Brasil, colégio agrícola e São Vicente, hospital e tantos outros.  

Hoje passamos por um dos momentos mais difíceis, uma pandemia mundial, que mudou a rotina e assusta a todos. Diante disso, pessoas voluntárias e apartidárias, incluindo médicos, empresários e lideranças, formaram um grupo, com objetivo de apoiar as ações dos governos, ter iniciativa para combater o Coronavírus e ajudar a cuidar da população itapiranguense! 

Hoje, os pacientes com doenças mais graves, são encaminhados ao hospital regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. Lá existem 25 leitos com respiradores, dos quais 80% geralmente estão ocupados com pacientes de toda a região. Com essa ocupação, sobrarão em torno de 20%, ou seja, 4 a 5 leitos disponíveis para possíveis pacientes do Coronavírus. Itapiranga não possui leitos com UTI, mas a estrutura do hospital Sagrada Família é uma das melhores do Extremo Oeste de Santa Catarina. A tendência é de que sejam reforçadas as estruturas nos hospitais regionais. Certamente, se as estimativas se confirmarem, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste não atenderá a demanda da região. Os pacientes ficarão à mercê, nos hospitais de seus municípios, sem equipamentos necessários para enfrentar a doença (principalmente respiradores).     

O Hospital Sagrada Família de Itapiranga possui hoje apenas um aparelho respirador. Segundo o diretor, Alexandre Gomes Ribas, estão sendo preparados leitos especiais, exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Além disso, a Uceff - Centro Universitário de Itapiranga, já disponibilizou sua estrutura dos cursos de saúde para serem utilizados, em caso de demanda.  

Estamos requerendo à prefeitura, que adquira imediatamente aparelhos respiradores para estruturação de leitos no município de Itapiranga! Na manhã de hoje, segunda-feira, 23, grupo de voluntários e equipe do hospital iniciou a limpeza e reforma de um andar desativado do hospital, com capacidade para 7 leitos com respiradores. Segundo a administração municipal, não basta simplesmente adquirir esses respiradores, pois é necessário conhecimento técnico para operação, bem como estrutura adequada dos leitos. Alexandre Gomes Ribas é pós-graduado em terapia intensiva (UTI) e, com sua experiência em urgências e emergências, se compromete a coordenar este trabalho, caso seja necessário. Esperamos uma resposta imediata do município, pois estamos numa situação de alto risco. Não podemos, sob hipótese alguma, nos abster desta responsabilidade ou deixar de nos precaver. Se dependermos das burocracias, corremos risco de não estar preparados. Além da prefeitura, estamos solicitando a algumas empresas e instituições, que colaborem na aquisição destes equipamentos. 

Providências já! 

Vamos salvar vidas e vencer esta Guerra. Juntos somos fortes! 

Grupo de voluntários

Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907