Informações atualizadas da região - sábado

Camila Stuelp

Na manhã de sábado, 21, o governo de Santa Catarina divulgou que o número de casos confirmados de coronavírus subiu para 51. São 361 casos suspeitos e oito pacientes internados com sintomas compatíveis com a doença, entre eles jovens e idosos. Desta vez, um dado preocupante para a região Oeste foi a confirmação de dois casos em Chapecó.

Os municípios com casos confirmados são: Florianópolis (10), Braço do Norte (6), Tubarão (6), Criciúma (6), Balneário Camboriú (6), Joinville (4), Rancho Queimado (2), Imbituba (2), Chapecó (2), Jaguaruna (1), Jaraguá do Sul (1), São José (1), Itajaí (1), Navegantes (1), Pomerode (1) e Gravatal (1).

O secretário da Saúde, Helton Zeferino, destacou que esse aumento é esperado. "Sabemos que estes números vão crescer ainda mais e estamos preparados para isso. Nosso intuito com todas estas medidas para que as pessoas se mantenham isoladas em casa é justamente para que possamos começar a desacelerar o processo de confirmações".

Zeferino ainda voltou a ressaltar a nova portaria do Ministério da Saúde que passa a considerar comunitária toda transmissão em território nacional. Ou seja, já não há possibilidade de identificar quem foi o causador da transmissão ou quem trouxe o vírus para o país e para Santa Catarina.

IPORÃ DO OESTE

Na sexta-feira, 20, Iporã do Oeste notificou um caso suspeito de Coronavírus no município. Foi instalado um comitê central de Crise contra o COVID-19. "Siga as orientações básicas e evite sair de casa", apelou o poder público.

A administração municipal alerta a população de que não há plantão junto ao hospital Nossa Senhora das Mercês nos finais de semana e não haverá plantão no Centro municipal de Saúde. "O Plantão através do número (49) 991373853 permanece e, diante de qualquer anormalidade, entre em contato. Precisamos de nossas equipes, todas elas, saudáveis e preparadas para o que pode vir no futuro muito próximo. Não é prudente neste momento uma exposição ainda maior, até porque aguardamos com ansiedade o resultado do primeiro caso suspeito e que poderá mudar ainda mais nosso sistema de atendimento", declarou a prefeitura.

ITAPIRANGA

O diretor do hospital de Itapiranga, médico Alexandre Ribas, explica que no momento não há casos de pacientes com coronavírus no hospital. "Existem casos com quadro respiratório, que estão sendo orientados para ficar em isolamento, em casa", explicou.

O Dr. Alexandre reafirmou as medidas já adotadas pelo hospital. O terceiro andar da instituição já está destinado exclusivamente aos pacientes com quadros respiratórios. Os profissionais de saúde foram treinados e, a maneira de receber os pacientes que estão chegando, é diferente. "Ainda não estamos na época do pico da doença. Pelo que temos visto, pesquisado e recebido de informação, isso deve acontecer daqui alguns dias. Isso não quer dizer que não tenhamos que tomar todos os cuidados desde agora", ressalta.

"Estamos preparando um andar, de oito a 10 leitos, para que seja um local de atendimento a urgências e emergências. Estamos tentando, com diversos contatos, viabilizar a instalação de ventiladores mecânicos (respiradores) para o hospital. Esperamos que não precisem ser usados, mas é importante ter os equipamentos, pois se o pico da doença ocorrer, os hospitais da região também estarão lotados e não teremos lugares para encaminhar nossos pacientes", explica Ribas.

O Dr. Alexandre ressalta que os principais sintomas são febre, tosse seca, dor corporal, dor de garganta e dificuldade respiratória. Apenas em casos graves se deve procurar o hospital. "Permaneçam em casa. Temos que cortar essa transmissão, para que a gente consiga evitar a progressão de muitos casos".

Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907