CORONAVÍRUS

Isolamento será prorrogado por mais 7 dias

Camila Stuelp

Em boletim divulgado pelo governo do estado na noite desta segunda-feira, o número de casos de coronavírus em SC subiu para 86. O governador Carlos Moisés anunciou ainda que o período de quarentena será prorrogado por mais sete dias. 

O Governo do Estado publicou ainda nesta segunda-feira, uma portaria com regras para atividades industriais e classifica padarias e açougues como serviços essenciais. Estas indústrias podem manter operação, desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores.

As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e de insumos de saúde, que não precisarão ter redução do número de trabalhadores. O governador explica que é necessário manter esses serviços ativos para evitar a possibilidade de desabastecimento no Estado.

VACINAÇÃO

Teve início nesta segunda-feira a vacinação da Gripe. Esta primeira etapa é para pessoas acima de 60 anos. Segundo a coordenadora da vacinação em Itapiranga, Clair Heck Heinen, neste momento a vacinação é somente para os idosos da cidade. No dia 4 de abril, sábado, duas equipes volantes vão percorrer comunidades do interior, com o seguinte roteiro:

EQUIPE 1 - 8h15 Linha Chapéu, 9h30 Sede Capela, 13h30 Popi, 14h45 Soledade, 15h45 Goretti.

EQUIPE 2 - 8h15 Linha Becker, 9h30 Santo Antônio, 13h30 Coqueiro, 14h45 Conceição.

No dia 4 de abril também terá atendimento especial de vacinação em três unidades de saúde: Fronteira, Centro e Santa Teresa Baixo, das 8 às 16h. As vacinas de rotina para crianças, jovens e adultos são feitas pela manhã, no horário das 07 às 12 horas, em ambiente separado no ESF Fronteira.

Já para os moradores da cidade, a vacinação está ocorrendo no ESF Fronteira, das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Uma barraca foi montada na rua, local com circulação de ar, para que as pessoas sejam vacinadas e retornem a seus lares imediatamente. Não são permitidas aglomerações, conversas e a permanência junto ao posto de saúde. De acordo com Clair, o primeiro dia de vacinação transcorreu dentro da normalidade e com total segurança.

SÃO JOÃO DO OESTE

O município não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. Existe o monitoramento de nove pessoas sintomáticas e de 47 pessoas sem sintomas. A comissão municipal para tratar sobre o Coronavírus reuniu-se nesta segunda-feira, 23, no auditório do posto de saúde e emitiu o primeiro boletim do município. Ficou definido que a comissão passará a reunir-se a cada sexta-feira e o próximo boletim será divulgado na sexta-feira, 27.

Conforme o secretário de saúde, Vítus Ritter, a equipe está empenhada e a recomendação é para que as pessoas permaneçam em casa, deslocando-se até o posto de saúde em casos de urgência. Vitus esclarece que os pacientes sintomáticos e assintomáticos do município não podem ser considerados suspeitos.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907